Field Marketing

4 dicas excelentes de market share!

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Escrito por Indianara Ferreira

Empreendedores devem aprender desde cedo que os resultados de sua empresa são fundamentais, mas insignificantes, se eles não prestarem atenção também à concorrência. Afinal de contas, para aumentar o market share, não basta apenas saber o quanto foi vendido.

É necessária uma base comparativa para analisar como o setor se desenvolveu e, a partir daí, cruzar com os seus resultados.

E, para que você descubra como planejar suas metas com exatidão, nós vamos conhecer, neste post, algumas dicas excelentes para aumentar o market share. Confira!

A importância de aumentar o market share

Digamos que, no último ano, a sua empresa cresceu 8% em relação ao ano anterior. Os números parecem promissores, certo?

Agora, ao analisar o mercado e como a sua concorrência se posicionou no mesmo período, você descobre que esse aumento talvez não seja tão satisfatório.

O market share é o conceito que define a fatia de mercado que você possui sob diferentes perspectivas, como:

  • O seu negócio como um todo, em âmbito nacional;
  • O valor de sua marca em um enfoque regional (como na sua cidade);
  • Seu volume de vendas em relação à concorrência.

Como adiantamos, saber lidar com essas informações permite que você e os profissionais de sua empresa tracem planos direcionados.

Assim, vocês delimitam ou expandem sua atuação de acordo com a meta desejada e os dados coletados.

Aumentar o market share, portanto, é um plano que requer atenção, cautela e algumas dicas, como as que veremos a seguir!

1. Delimite as fronteiras de sua atuação

Saber até onde sua marca alcança o consumidor — e até onde ela consegue ir, logisticamente — facilita o entendimento a respeito do seu market share.

Caso seu negócio possua atuação local, por exemplo, é possível obter dados mais condizentes com a sua realidade.

Assim, suas estratégias passam a ser direcionadas nesse enfoque, e não em uma atuação nacional, por exemplo.

2. Encontre o seu público-alvo

Você conhece o seu consumidor e sabe quais são os seus hábitos de consumo? Caso tenha respondido sim para essas perguntas, muito bem!

Afinal de contas, essa é uma informação valiosa para que você concentre suas estratégias e ações de maneira mais assertiva. Ou seja: onde o seu consumidor ideal se encontra.

Inclusive, essa análise alinhada com uma estratégia de marketing digital garante que você comece a se destacar frente a seu público e, consequentemente, aumente seu market share.

3. Aumente sua capacidade produtiva

Ao descobrir que o seu setor está aquecido e que não se trata de uma tendência sazonal, convém analisar a possibilidade de aumentar sua capacidade produtiva e, assim, disputar o market share com a concorrência.

Dessa maneira, sua empresa passa a suprir a demanda, arrendando mais consumidores que estão de olho em um produto ou serviço de qualidade.

Cuidado: planeje-se para produzir mais, mas sempre com mais qualidade também, certo?

4. Comercialize experiências

Esta dica envolve a prática do seu negócio, uma vez que você já conhece o raio de atuação e quem deve impactar. É hora de aplicar esse conhecimento e isso envolve duas qualidades: inovação e diferencial.

Ao analisar a concorrência e como ela está posicionada em seu market share, descubra o que oferece, o que faz sucesso e quais carências podem ser observadas.

Carências que, eventualmente, podem se transformar em oportunidades de negócio para você deixar de comercializar um produto ou serviço e começar a investir em experiências.

Afinal de contas, ser e oferecer mais do mesmo em um mundo dinâmico e competitivo é um conceito improdutivo e ineficiente para aumentar o market share.

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E então, o que achou de nossas dicas para aumentar o market share e dar mais destaque à sua empresa?

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Sobre o autor

Indianara Ferreira

DIRETORIA DE NEGÓCIO, GERÊNCIA COMERCIAL E MARKETING
Graduada em Administração de Empresas, Pós-Graduação em Primeira Gerência e Gestão de Negócios com Ênfase em Marketing e MBA em Trade Marketing– ESPM.

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