Recrutamento e Seleção

4 segredos para promover inovação no RH

4-segredos-para-promover-inovacao-no-rh.jpeg
Escrito por NVH

É indispensável saber como promover inovação no RH, afinal, tudo está mudando. Diariamente novas tecnologias surgem, moldando o funcionamento do mercado e exigindo ainda mais das companhias que nele atuam. Sem um RH inovador, é impossível crescer.

A construção de uma nova área de Recursos Humanos pode depender de diversas coisas, como a implementação de novas tecnologias, a construção de uma marca empregadora e o desenvolvimento de uma melhor experiência no trabalho. Com isso, o céu é o limite.

Pensando em tudo isso, criamos um guia especialmente para você. Hoje, vamos te ensinar 4 segredos para promover inovação no RH, de forma realmente eficaz. Continue lendo nosso conteúdo e fique por dentro do assunto!

1. Utilize a tecnologia a seu favor

Hoje, é quase impossível falar inovação e deixar a tecnologia de lado. No RH, essas tecnologias também estão cada vez mais presentes, facilitando o recrutamento de talentos e diversas outras atividades-chave do setor. Por isso, é importante escolher a tecnologia certa.

Dentre as principais, é possível destacar plataformas de recrutamento e seleção, softwares de desdobramento de metas e sistemas de Big Data (análise de grandes volumes de dados). Defina a principal de acordo com a necessidade existente, depois implemente-a na empresa.

2. Invista na estratégia de Employer Branding

O termo Employer Branding vem do inglês, e significa “marca empregadora”. Grosso modo, consiste em um conjunto de técnicas para otimizar a imagem da empresa no mercado de trabalho, buscando torná-la atraente para profissionais talentosos.

Para iniciar a construção da marca empregadora, é possível utilizar as redes sociais. Alimente-as com informações sobre a empresa, conte a história de sucesso dos seus atuais funcionários, fale sobre o propósito que move o negócio e outras coisas que inspirem.

3. Incentive a criatividade dos funcionários

Para construir um RH inovador, é importante contar com todo o time de trabalho. Estimule cada um dos funcionários a pensarem “fora da caixa”, idealizando soluções para os problemas que existem dentro da organização ou setor de RH. Mas como isso pode ser feito?

Existem muitas ferramentas que podem ser usadas, como a tradicional caixa de sugestões. Atualmente, também é comum utilizar as reuniões de brainstorming. Nela, o problema é apresentado e diversas pessoas apontam soluções criativas, que serão filtradas e implementadas pelo moderador responsável.

4. Elimine o excesso de burocracia

A burocracia é algo bom, garante que os processos diários sejam bem executados. Contudo, em excesso, pode travar as atividades e deixar tudo mais complexo e demorado, coisas opostas a inovação. Então, é importante eliminar a burocracia desnecessária.

Como exemplos, é possível destacar o excesso de normas de conduta, o microgerenciamento por parte dos gestores ou a centralização demasiada do poder. Avalie tudo o que pode estar “travando” o desenvolvimento do RH e da empresa, depois minimize isso ao máximo.

Veja, todas essas dicas podem ser utilizadas. Ao aplicá-las, será possível construir um RH muito mais inovador, capaz de aproveitar as mudanças do mercado a seu favor. No fim, todo o empreendimento será beneficiado, em seus diversos níveis e áreas.

Agora que você está pronto para promover a inovação no RH, confira mais um de nossos posts e continue aprendendo: Por que contratar uma consultoria de recrutamento e seleção?

Sobre o autor

NVH

Deixar comentário.

Share This