Recrutamento e Seleção

5 cursos online para quem busca o primeiro emprego

5-cursos-online-para-quem-busca-o-primeiro-emprego.jpeg
Escrito por Indianara Ferreira

Com o mercado de trabalho cada vez mais acirrado é importante se capacitar para conseguir o primeiro emprego. Muitas vezes, entretanto, os candidatos não têm condição de realizar uma capacitação por falta de tempo ou por dificuldades de deslocamento, por exemplo. Felizmente, existem cursos online que resolvem esse problema.

As salas de aula virtuais dão aos estudantes as habilidades e capacidades necessárias não apenas para ter uma boa performance na entrevista de emprego, mas até mesmo para alavancar o início da carreira. Confira algumas opções disponíveis online.

1. Idiomas

O domínio de pelo menos dois idiomas é fundamental para se obter um bom emprego. A internet possui vários cursos de idioma disponíveis, alguns até mesmo gratuitos. Quem quer apenas reciclar o aprendizado pode optar pelos cursos sem custos, enquanto que aqueles que procuram obter um conhecimento avançado podem se beneficiar dos cursos de idiomas com aulas ao vivo.

2. Marketing

Não importa o local de trabalho, nem qual o cargo ou setor. O candidato sempre precisará divulgar alguma coisa. Os cursos de marketing online ensinam a divulgar e a vender os produtos da empresa. Além disso, essas habilidades ajudarão os futuros profissionais até mesmo a “se vender” e a vender ideias para seus chefes, após a contratação.

3. Empreendedorismo

Com a dificuldade em arranjar emprego, muitos brasileiros estão optando por abrir as próprias empresas, e existem vários cursos online que ajudam os empreendedores iniciantes. O Sebrae, por exemplo, oferece cursos online de empreendedorismo gratuitamente.

As aulas abordam temas como conceitos de mercado, finanças, noções de produtos e serviços de qualidade e técnicas para elaborar pesquisas de mercado. Mesmo que o objetivo do profissional seja o de ser contratado por uma grande empresa, essas certamente são habilidades valorizadas pelos contratantes.

4. Administração do tempo

Um dos grandes desafios de qualquer profissional é o de fazer todas as tarefas agendadas dentro do prazo. Um curso de administração do tempo ensinará ao profissional técnicas de gerenciamento do próprio tempo e como priorizar assuntos, dentre outras atividades. E o melhor: os cursos são gratuitos.

5. Tecnologia

Mercado em constante crescimento e com pouca mão de obra qualificada, o segmento de tecnologia é sempre uma boa aposta para o crescimento profissional. É um diferencial sempre bastante valorizado pelas empresas.

Dentre as opções de cursos – muitos deles gratuitos – estão big data, introdução à ciência de dados, programação Java, criptografia e programação em nuvem.

Principais beneficiados com os cursos online

Os cursos são especialmente benéficos para os candidatos ao Menor Aprendiz. O programa de contratação de jovens estudantes, adotado por inúmeras empresas, abre as portas de grandes companhias para estudantes de 14 a 24 anos que estejam cursando ou que tenham concluído recentemente o ensino médio.

Os candidatos que tenham complementado seus conhecimentos com cursos online certamente largarão na frente na corrida pelo primeiro emprego. O programa Menor Aprendiz dá ainda às empresas a oportunidade de realizar uma ação social e, ao mesmo tempo, descobrir novos talentos.

Agora você já sabe como os candidatos podem se capacitar sem nem precisar sair de casa. Não perca as nossas próximas dicas e informações sobre carreira, recrutamento e retenção de talentos. Siga a NVH no Facebook ou LinkedIn.

Sobre o autor

Indianara Ferreira

DIRETORIA DE NEGÓCIO, GERÊNCIA COMERCIAL E MARKETING
Graduada em Administração de Empresas, Pós-Graduação em Primeira Gerência e Gestão de Negócios com Ênfase em Marketing e MBA em Trade Marketing– ESPM.

Deixar comentário.

Share This