Recrutamento e Seleção

5 dicas para capacitar seus funcionários

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Escrito por Indianara Ferreira

Promover o desenvolvimento organizacional e humano dentro das empresas é uma responsabilidade fundamental. Como as pessoas são a base das empresas, conseguir encontrar formas de estimulá-las positivamente rumo a um nível mais alto de conhecimento e profissionalismo exige dedicação e boas ferramentas.

Nesse contexto, para que você possa ter bons resultados no desafio de capacitar funcionários dentro da sua empresa, o post de hoje traz cinco ideias práticas e eficientes para isso. Continue a leitura e mãos à obra!

1. Invista em treinamentos

A primeira coisa que vem à mente quando se fala em capacitação de funcionários são os treinamentos. Eles realmente têm boas propostas para a transmissão de conhecimento formal e bem estruturada, e não é à toa que são tão populares.

Entretanto, para que cada sessão alcance seu objetivo, é imprescindível levar em consideração o público do treinamento. Dependendo do perfil, ele terá mais ou menos afinidade com o que você organizou, e precisará de orientações específicas.

De toda forma, sempre que precisar passar algum tipo de conhecimento técnico ou comportamental, treinamentos bem estruturados ajudarão você a capacitar seus funcionários e mantê-los atualizados quanto às práticas da empresa.

2. Forme líderes

Outra forma de aprendizado é a absorção de experiência não-formal por meio dos líderes. Muito se aprende na vida prática do trabalho e, normalmente, são os líderes quem tem uma boa influência nesse quesito.

Assistir e conviver com profissionais mais experientes ajuda a elevar o nível dos demais funcionários. Por isso, tente implementar programas que foquem no desenvolvimento dos líderes, de maneira a torná-los mais abertos para o compartilhamento de experiências e a um trabalho mais expansivo junto às equipes.

Uma boa ideia é avaliar a possibilidade de realizar debates internos sobre assuntos de cada área, em reuniões previamente preparadas. Assim, além de compartilhar o conhecimento, a equipe aproveita para se manter unida e bem sintonizada.

3. Organize grupos interdisciplinares

Como mencionamos na dica anterior, o compartilhamento de informações entre equipes é outra forma bastante prática de capacitação de funcionários. Empresas que trabalham por projetos costumam perceber esse benefício de maneira bastante concreta.

Entretanto, é preciso tomar cuidado para que não perder o foco das tarefas. Mesmo assim, a modalidade de trabalho interdisciplinar pode ser muito bem-vinda na sua empresa.

Caso ainda não haja experiências semelhantes na sua organização, uma opção é começar com alguns pequenos testes. Assim, você consegue ir adquirindo segurança sem comprometer os atuais resultados.

4. Valorize a educação continuada

A política de educação continuada, independentemente do modelo em que seja adotada, é uma prática muito saudável em qualquer organização.

Ela pode ser desenvolvida por meio de uma reciclagem mais estruturada e com um projeto de formato sólido e perene, ou pela realização esporádica de workshops, palestras e outros eventos. Seja como for, a educação continuada deve estar presente na pauta.

Se a sua organização não tem uma verba específica para esse fim, elabore planos de capacitação com datas programadas ao longo do ano. Você pode conseguir melhores recursos com um planejamento mais claro e definido nas mãos.

5. Oriente os novatos com atenção

A cultura do aprendizado e do desenvolvimento profissional deve começar desde cedo. Por isso, crie programas de supervisão aos novos funcionários, de maneira a sempre encorajá-los a ampliar seus conhecimentos.

Mesmo que a taxa de rotatividade não seja alta, os antigos novatos um dia ocuparão funções de liderança e outras posições estratégicas. Se eles estiverem condicionados a dar mais importância ao desenvolvimento profissional, essa cultura terá mais chances de sobreviver dentro da empresa.

Tendo em mãos ideias para capacitar funcionários e promover um melhor desenvolvimento profissional dentro da empresa, que tal espalhar nossas estratégias? Compartilhe este post nas suas redes sociais e ajude seus amigos e colegas!

Sobre o autor

Indianara Ferreira

DIRETORIA DE NEGÓCIO, GERÊNCIA COMERCIAL E MARKETING
Graduada em Administração de Empresas, Pós-Graduação em Primeira Gerência e Gestão de Negócios com Ênfase em Marketing e MBA em Trade Marketing– ESPM.

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