Recrutamento e Seleção

5 dicas para reduzir o turnover da sua empresa

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Escrito por Indianara Ferreira

A rotatividade de funcionários em uma empresa gera altos custos e tem efeitos que atingem a produtividade de toda a equipe. Sendo assim, é importante pensar em práticas eficientes para reduzir o turnover e garantir que os melhores talentos da organização permaneçam em sua empresa.

Continue a leitura do artigo e confira 5 dicas que podem ajudar nessa missão!

1. Acerte no recrutamento

Aparentemente o processo de seleção e recrutamento não tem relação com o turnover, já que estamos falando de funcionários saindo da empresa e não entrando. Apesar disso, é muito importante pensar que uma contratação acertada é o primeiro passo para evitar essa saída posteriormente.

No momento das entrevistas, não basta observar se o candidato é bem qualificado para o cargo, mas se ele se encaixa na cultura da empresa e se seus valores se alinham aos da organização.

Uma boa contratação é aquela que traz profissionais adequados, que sentirão prazer em permanecer na empresa a longo prazo.

2. Analise o ambiente da empresa

É essencial observar o tipo de clima que predomina na empresa. Como está o relacionamento entre os membros da equipe? E entre os líderes e seus subordinados?

Muitos profissionais optam por desligar-se de uma empresa por causa da dificuldade de relacionamento com os seus superiores. Existem diversos modelos de liderança, e é importante que o adotado em sua empresa seja coerente com os objetivos da equipe.

Um ambiente hostil, onde as pessoas não se tratam bem ou não conseguem se entender tem grandes chances de um alto índice de turnover, por isso vale a pena investir para alcançar um clima agradável, onde as pessoas se sintam felizes.

3. Entenda as causas das demissões

Para que seja possível evitar os fatores que motivam um alto índice de turnover, é primordial conhecê-los.

Uma prática bastante utilizada e que se mostra eficiente é a aplicação de uma entrevista pessoal aos colaboradores que pedem demissão. Vale ressaltar que não basta um questionário padrão, apenas por formalidade, mas uma conversa franca para entender os motivos que levaram o funcionário a escolher o desligamento.

Dessa forma, é possível obter informações preciosas para identificar problemas e corrigi-los, para que outros talentos não saiam pelas mesmas causas.

4. Compare salários e benefícios

Com a competitividade do mercado, é imprescindível que os salários oferecidos em sua empresa estejam compatíveis com o que outras organizações estão oferecendo, pois se não estiver, seus colaboradores se sentirão desvalorizados.

Além disso, os profissionais de hoje não se atentam apenas a bons salários, mas são atraídos por benefícios que demonstram que a empresa se importa com eles. Um programa de benefícios que oferece bônus incomuns é uma excelente estratégia para que o colaborador se sinta apegado à organização.

Alguns exemplos de benefícios que não custam muito para a empresa são flexibilidade quanto a horários, possibilidade de home office em um dia da semana e premiação com folgas para funcionários que alcançarem suas metas.

5. Comunique-se com sua equipe

Outra forma de reduzir o turnover é mantendo as linhas de comunicação abertas dentro da empresa. Os funcionários querem ser ouvidos, por isso precisam de um canal aberto para oferecer sugestões e até mesmo indicar o desejo de sair, para que os possíveis problemas sejam resolvidos.

Perguntar aos colaboradores o que pensam sobre o funcionamento da empresa é outra forma de obter informações para entender o que não está caminhando bem.

Por fim, é essencial que os funcionários recebam feedbacks constantes, pois a insegurança sobre o que pensam sobre seu desempenho pode desmotivar e, consequentemente, fazer com que alguém queira abandonar o barco.

Como foi possível ver, essas dicas envolvem práticas simples, mas que certamente são eficazes na tentativa de reduzir o turnover. Agora que você já sabe quais ações tomar, aproveite e confira nosso artigo sobre como fazer um plano de carreira para sua empresa!

Sobre o autor

Indianara Ferreira

DIRETORIA DE NEGÓCIO, GERÊNCIA COMERCIAL E MARKETING
Graduada em Administração de Empresas, Pós-Graduação em Primeira Gerência e Gestão de Negócios com Ênfase em Marketing e MBA em Trade Marketing– ESPM.

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