Field Marketing

5 erros de vendas que você deve evitar

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Escrito por NVH

Antes de otimizar as estratégias e os resultados da companhia, é preciso analisar e consertar os erros de vendas que geralmente são cometidos. Empresas de todos os tamanhos costumam errar bastante: seja por vícios do mercado ou insistência.

A questão é que a minimização de erros será essencial para as empresas que desejam melhorar os resultados e, assim, crescer. E mesmo que a gestão de vendas de uma organização esteja funcionando, é bem provável que alguns erros de vendas estejam impedindo essa empresa de ir além.

Para ajudá-lo a analisar e melhorar as abordagens e estratégias, mostraremos 5 erros de vendas mais comuns cometidos por PMEs. Confira!

1. Não ter uma estratégia de abordagem

O primeiro contato será determinante para o processo de venda. Se o vendedor for com muita “sede ao pote”, poderá afastar o cliente. A dica é criar uma abordagem padronizada, personalizável e que responda a um planejamento prévio.

Faça um estudo dentro da empresa para analisar quais são as abordagens mais bem-sucedidas da organização. Depois, padronize-as de maneira que as abordagens realizadas possam conversar com o estágio de compra daquele consumidor.

A intenção é conquistar, atrair e não afastar o cliente com excesso de informação ou o clássico “desespero para vender”.

2. Vender para quem não está pronto para comprar

Esse é um dos erros mais comuns em vendas: pensar que todas as pessoas que pesquisam sobre a sua empresa possui a intenção de comprar. Em boa parte dos casos, a pessoa sabe que possui um problema a ser resolvido, mas ainda não sabe o que deseja comprar.

São vários os fatores que influenciam na compra: e sua empresa poderá trabalhá-los a partir de um funil de vendas.

Vender para quem não está pronto para comprar é um erro que pode afastar o cliente em potencial.

3. Não se preocupar com a presença digital

Não investir em presença digital é um erro de vendas que precisa ser consertado urgentemente. A internet é muito mais do que uma vitrine para expor os produtos/serviços de uma empresa. A web traz uma série de ferramentas e recursos para atrair, conquistar e cativar um público fiel.

Existem inúmeras estratégias e recursos que poderão ser utilizados para aumentar os resultados de sua empresa.

Como, cada vez mais, as pessoas estão conectadas, não investir em uma presença digital forte é uma atitude que precisa ser repensada imediatamente.

4. Não trabalhar com metas

As metas precisam ser claras e objetivas. A definição de metas deverá levar em consideração a capacidade dos vendedores, o tempo médio utilizado para realizar uma venda e os recursos relacionados ao processo.

Não trabalhar com metas acaba impedindo que a empresa evolua e atinja objetivos maiores.

5. Não oferecer um atendimento personalizado

Oferecer um atendimento normal e engessado é um dos maiores erros das empresas nos dias de hoje. O atendimento precisa ser compartilhado e levar em questão as características pessoais de cada pessoa.

Além disso, é preciso saber ouvir para compreender as dores do cliente. Outra dica importante é o atendimento no pós-venda. Mostrar interesse na experiência do cliente aumentará as chances de transformar os consumidores em lovers.

Esses são os 5 erros de vendas mais comuns. E se você evitá-los em sua empresa, certamente aumentará as vendas e os resultados da companhia.

Gostou dessas dicas? Então aproveite para ler o artigo: “Sell in e sell out: o que é e quais as diferenças?” e melhore, ainda mais, os resultados da empresa. Vamos lá!

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