Recrutamento e Seleção

5 formas de fazer a diferenciação de produtos no PDV

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Escrito por Indianara Ferreira

O ponto de vendas é o local onde os negócios são efetivamente realizados. Portanto, cada vez mais tem crescido a importância de se diferenciar os produtos no PDV, com o intuito de conseguir mais clientes e melhores negócios.

Embora já existam muitas empresas que apostam no comércio eletrônico, o ponto de vendas ainda possui um papel determinante para diversas organizações no mundo todo. E a maneira como o cliente percebe o seu PDV é o que cria e fortalece a identidade da sua marca.

Veja abaixo 5 formas de fazer a diferenciação de produtos no PDV:

1. Invista em marketing sensorial

O marketing sensorial vem ganhando cada vez mais espaço na guerra por clientes entre as empresas. Você sabe o que é esse tipo de marketing?

Trata-se da sua marca sendo traduzida e identificada por meio de elementos como iluminação, cheiro, cores e outros detalhes que despertam os sentidos do cliente.

Para ter um bom marketing sensorial é preciso criar uma marca forte. Se você deseja que o seu PDV seja caracterizado por um perfume específico, você deve escolher a fragrância que desejar e optar por ela constantemente. Se ficar mudando a todo momento, não conseguirá criar essa identificação junto ao cliente.

O mesmo vale para outros elementos como cores, identidade visual e a iluminação do seu PDV.

2. Priorize a excelência no atendimento

Quem escolhe comprar em uma loja física espera um atendimento de primeira categoria. Por isso mesmo, sua equipe deve sempre ter os melhores profissionais e estar treinada para oferecer aos clientes tudo o que precisam, com educação e cortesia.

Uma maneira de avaliar como anda o atendimento no seu PDV é pedir que amigos ou parentes tentem fazer uma compra no local e depois reportem para você como foram recebidos pela equipe.

3. Não polua o ambiente

Menos é mais. Essa frase deve ser levada muito a sério na hora de construir a identidade visual do seu PDV. É preciso resistir à tentação de encher o ponto com todos os produtos disponíveis.

Escolha os itens mais chamativos para compor as vitrines e prateleiras e deixe para oferecer o restante do catálogo quando o cliente vier até você.

4. Escolha uma boa localização

A localização do seu PDV varia de acordo com o perfil do seu público-alvo. Se você trabalha com público classe A, por exemplo, não adianta abrir uma loja no local mais movimentado do centro da cidade.

Antes de definir sua localização, estude bastante o perfil das pessoas que compram seus produtos. A partir daí, trace sua estratégia.

5. Adote soluções tecnológicas

Embora você tenha optado por se relacionar com seu cliente por meio de um PDV, isso não quer dizer que você precise abrir mão da tecnologia.

O público atual valoriza e aprecia soluções informatizadas como mostruários em telas de touch screen e etiquetas eletrônicas, por exemplo. Além de trazer praticidade, faz bem para a imagem da sua empresa.

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Sobre o autor

Indianara Ferreira

DIRETORIA DE NEGÓCIO, GERÊNCIA COMERCIAL E MARKETING
Graduada em Administração de Empresas, Pós-Graduação em Primeira Gerência e Gestão de Negócios com Ênfase em Marketing e MBA em Trade Marketing– ESPM.

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