Recrutamento e Seleção

A importância e os benefícios de ter mais diversidade na empresa

a-importancia-e-os-beneficios-de-ter-mais-diversidade-na-empresa.jpeg
Escrito por NVH

Diversidade não é apenas uma palavra da moda. Seu conceito é amplo, trazendo reflexões sobre empatia e qualidade de vida. E o conceito de diversidade na empresa consiste em agregar pluralidade de pensamentos, o que gera mais inovação e produtividade para os negócios. Isso porque vivemos em um mundo diverso, com pessoas de gêneros, idades, etnias, necessidades e crenças variadas.

Inclusão é o caminho para a diversidade — na sociedade e nas organizações. Por isso, no mundo corporativo, é fundamental montar equipes com perfis variados em todos os setores e níveis. Confira o post que preparamos sobre o assunto e saiba mais!

Benefícios de ter mais diversidade na empresa

Uma recente pesquisa divulgada pela McKinsey, consultoria empresarial norte-americana, aponta que empresas que valorizam a diversidade têm uma performance financeira superior à de empresas do mesmo segmento que não se atentam para o tema.

Confira abaixo uma lista com os principais benefícios para as companhias que acreditam e investem na diversidade, incluindo em suas equipes mais mulheres, negros, gays, PCDs e pessoas de idades e religiões variadas.

Gera resultados inovadores

Em uma empresa com equipes diversas, a pluralidade de pensamentos é constante, afinal, cada colaborador traz suas vivências e pontos de vista para o debate. Dessa forma, as chances de se chegar a resultados inovadores e mais criativos são muito maiores.

Melhora o processo de tomada de decisão

Duas cabeças pensam melhor do que uma, diz o ditado, assim, é natural que muitas cabeças possam chegar mais rápido a uma decisão. E essa decisão, provavelmente, será também mais justa, uma vez que em um grupo diverso há perspectivas variadas sobre o assunto.

Ajuda no engajamento do colaborador

Um estudo da Harvard Business Review Brasil mostrou que colaboradores que percebem a diversidade na empresa como um ponto positivo são mais motivados. Além disso, revelou que companhias nas quais a pluralidade é valorizada, os funcionários estão 17% mais engajados e dispostos a fazer mais pelo negócio.

Melhora o clima organizacional

Quando um ambiente preza pela diversidade, a produtividade e eficiência são maiores. Isso porque o respeito às diferenças faz com que conflitos internos e problemas comportamentais sejam menos frequentes. E é importante lembrar que um melhor clima organizacional aumenta a qualidade de vida do colaborador e impacta diretamente nos resultados da empresa.

Exemplos de empresas que trabalham com a diversidade

Em todo o mundo, há grandes empresas nas quais a diversidade já é uma realidade. Uma delas é a francesa Sodexo, companhia de serviços de alimentação e gestão de facilidades, que criou uma vice-presidência global de Diversidade para gerir ações sobre o tema. Na organização, 25% dos bônus dos executivos e 15% dos gerentes estão ligados a metas sobre o tema.

Outro bom exemplo é a norte-americana Johnson & Johnson, de produtos farmacêuticos e cosméticos. Todos os fornecedores e terceirizados que trabalham com a companhia precisam provar investimentos na promoção da diversidade. De 13 executivos em cargos de direção, há três mulheres, três negros e um latino.

Estratégias para se aplicar a cultura da diversidade

Como podemos perceber, a diversidade é também estratégia para o crescimento do negócio e deve ser pensada já no recrutamento. Os profissionais de Recursos Humanos responsáveis pelas seleções devem ser sensíveis ao tema para que possam criar oportunidades iguais — com base em desempenho e qualificações, não em escolhas pessoais. Assim, será criada uma cultura de inclusão.

A diversidade na empresa é um assunto sério e que ganha cada vez mais espaço para debates e ações. Se você gostou das informações do post, assine a nossa newsletter e receba nossas novidades em seu e-mail!

Sobre o autor

NVH

Deixar comentário.

Share This