Field Marketing

A Inteligência de mercado como estratégia na gestão do PDV

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Escrito por Indianara Ferreira

Em um mercado cada vez mais competitivo e preocupado em integrar suas campanhas e estratégias ao mundo digital, muitas empresas ainda penam na gestão do PDV (Ponto de Venda), já que não sabem utilizar a inteligência de mercado para tomar decisões assertivas.

Nesse contexto, cruzar, analisar e interpretar dados e informações pode ser decisivo para o sucesso de um ponto de venda, que precisa se adequar de maneira rápida aos resultados e transformações do mercado.

Quer saber mais sobre como a inteligência de mercado pode ajudar na gestão do PDV? Continue a leitura!

Controle do fluxo e perfil de clientes

A maioria das lojas e pontos de vendas ainda não consegue mensurar a quantidade de pessoas que passam pelo local. Nesse sentido, torna-se complicado organizar e planejar aquilo que não é palpável.

Saber a quantidade e o perfil das pessoas que costumam entrar e comprar em sua loja pode ser essencial para desenvolver estratégias mais assertivas.

Com esses dados, você saberá em quais dias e horários há um fluxo mais intenso, quanto tempo as pessoas costumam ficar por lá e uma série de outras informações fundamentais para gerir o ponto de venda.

Identificação de problemas nos PDV’s

Outra vantagem do uso de dados e informações em um PDV é a facilidade na hora de identificar problemas, fazendo com que a mudança de estratégia seja mais rápida e ágil, evitando a perda de possíveis compradores. 

Por exemplo, se você tem duas lojas, em que uma tem muito mais movimento e vendas que a outra, e você tem o controle dessas informações, será mais rápido descobrir e sanar as possíveis falhas no estabelecimento, recuperando e potencializando as vendas.

Taxa de conversão de vendas

Por falar em vendas, um dado essencial para quem está gerindo uma loja é a taxa de conversão de clientes, pois esse número vai dizer, de fato, se as ações e estratégias implementadas no negócio estão dando certo.

Mas, além disso, será possível identificar o motivo da não conversão, o motivo de as pessoas entrarem em sua loja e acabarem não levando o produto. O estudo dos dados fará com que você tome decisões para manter os atuais compradores e ainda melhorar a taxa de conversão de vendas, fisgando aquele público que ainda não adquiriu o seu produto.

Análise das estratégias de marketing

Por meio de dados como a quantidade de pessoas, o perfil delas e a taxa de conversão de vendas, será possível descobrir se os investimentos em marketing têm dado os resultados esperados.

Dessa maneira, se você divulgou uma promoção, realizou ações e as vendas da sua loja não aumentaram, é hora de se mexer e buscar novos canais de comunicação com o público, mudar o tom da mensagem ou até mesmo fazer um novo planejamento. Por outro lado, se as vendas aumentaram, é sinal de que o investimento foi certeiro.

Nesse sentido, a inteligência de mercado ajuda a mensurar o retorno sobre o investimento (ROI), um dado essencial para as empresas se manterem sempre competitivas. 

Direcionamento de novas estratégias na gestão do PDV

Com os dados obtidos é possível fazer ajustes de preços, alterações no cadastro de produtos, quantidade de vendedores, disposição de objetos na loja e tomar muitas outras decisões que vão auxiliar na melhoria das vendas. 

Porém, esses dados precisam estar disponíveis quase em tempo real. Por isso, é importante investir em tecnologia e softwares que possam auxiliar no processo de coleta e interpretação de dados. Assim, as chances de obter sucesso no ponto de venda serão muito maiores.

Muito interessante, não é mesmo? A inteligência de mercado pode ser uma poderosa aliada para a tomada de decisões e elaboração de estratégias no PDV, principalmente em um mercado tão conturbado e competitivo como o nosso. Além disso, não se esqueça de ter uma equipe bem treinada e alinhada às informações e dados obtidos. Só assim você alcançará o sucesso que tanto deseja.

Gostou de saber como a gestão do PDV pode se beneficiar da inteligência de mercado? Então, aproveite e nos siga nas redes sociais — Facebook e LinkedIn — e continue sempre por dentro das principais novidades que vão alavancar o seu negócio!

Sobre o autor

Indianara Ferreira

DIRETORIA DE NEGÓCIO, GERÊNCIA COMERCIAL E MARKETING
Graduada em Administração de Empresas, Pós-Graduação em Primeira Gerência e Gestão de Negócios com Ênfase em Marketing e MBA em Trade Marketing– ESPM.

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