Recrutamento e Seleção

Assessment: como utilizar a ferramenta no mapeamento comportamental

assessment-como-utilizar-a-ferramenta-no-mapeamento-comportamental.jpeg
Escrito por Indianara Ferreira

Assessment é uma ferramenta empresarial utilizada para mapeamento de competências comportamentais com o objetivo de apoiar o desenvolvimento contínuo da organização.

É uma evolução do modelo DISC, validado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia e pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), cuja aplicação deve ser feita apenas por analistas certificados pelo Instituto Brasileiro de Coaching (IBC).

Devo utilizar o assessment para qual finalidade?

A utilização do assessment dentro das empresas está ligada aos processos de recrutamento, seleção e realocação de pessoal, uma vez que se destina a mapear tendências comportamentais e a determinar os grupos de competências de cada indivíduo.

Outro benefício de se utilizar o assessment é que ele permite encontrar pessoas com valores alinhados aos praticados pela empresa. Como o processo é extremamente individualizado, você consegue garantir que cada uma das contratações esteja de acordo com as características demandadas pela organização.

Quais são as fases de aplicação do assessment?

A aplicação dessa ferramenta está dividida em 4 diferentes fases:

1. Realização da anamnese

A anamnese nada mais é do que uma vasta entrevista realizada com cada um dos avaliados. Os dados levantados subsidiarão a interpretação dos mapas de competências criados a partir da aplicação de um questionário em uma fase posterior, além de conferir um grau extremo de personalização dos resultados.

2. Aplicação de ferramentas de coaching

Nessa fase, são aplicados exercícios e ferramentas de coaching para ajudar a determinar quais são as crenças que interferem no comportamento atual do avaliado.

Parte do sucesso da aplicação do assessment consiste em descobrir quais são as principais motivações dos indivíduos, buscando direcioná-los para postos de trabalho que façam bom uso desses padrões de comportamento.

3. Coaching Assessment: aplicação de questionário

O Coaching Assessment é o instrumento científico propriamente dito, utilizado para mapear tendências comportamentais e quais grupos de competências cada indivíduo avaliado possui.

Consiste na aplicação de um questionário ― que pode ser aplicado online ou offline ― com questões de múltipla escolha.

O processo de aplicação do teste é bem rápido: leva de 7 a 10 minutos. Ele permite realizar um fiel retrato do momento atual do indivíduo e conhecer, por exemplo, emoções, competências, habilidades básicas necessárias, condução em relações interpessoais e nível de stress.

O objetivo, mais uma vez, é determinar como o profissional estrutura regras de conduta pessoal, bem como suas motivações básicas, sua relação com mudanças, com o ambiente e como reage sob pressão.

4. Devolutiva ao entrevistado

Não haveria sentido em realizar um diagnóstico de competências comportamentais de um profissional se não existisse uma etapa em que os resultados dessa avaliação fossem apresentados.

A devolutiva serve para indicar ao profissional quais são seus pontos fortes, que devem ser explorados, e quais são aquelas características as quais ele deve prestar atenção e buscar corrigir.

A importância do assessment para uma empresa está justamente na possibilidade de direcionar pessoas com competências compatíveis e demandadas pelos diversos postos de trabalho desde o processo de recrutamento e seleção, criando um ambiente propício ao florescimento de uma equipe mais engajada, além de reduzir custos com uma alta rotatividade.

Gostou do post? Então assine a nossa newsletter para não perder nenhuma novidade!

Sobre o autor

Indianara Ferreira

DIRETORIA DE NEGÓCIO, GERÊNCIA COMERCIAL E MARKETING
Graduada em Administração de Empresas, Pós-Graduação em Primeira Gerência e Gestão de Negócios com Ênfase em Marketing e MBA em Trade Marketing– ESPM.

Deixar comentário.

Share This