Field Marketing

Atendimento ao cliente: qual a sua importância no resultados das vendas?

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Escrito por NVH

Muitas empresas acreditam que melhorar a qualidade do atendimento ao cliente é algo para ser feito quando tiver sobrando dinheiro em caixa, quando, na verdade, deveria ser uma das prioridades de investimento em qualquer negócio.

Isso acontece porque, de forma em geral, muitos gestores ainda não entendem como o relacionamento com o consumidor pode estar diretamente envolvido com o aumento de lucros das empresas. Você quer saber mais sobre o assunto? Leia nosso artigo!

Ofereça um mau atendimento e perca os clientes atuais

Sem um atendimento de qualidade, não há clientes. Pode parecer um pensamento muito radical, mas não é, pelo menos nos dias de hoje.

Há dez ou vinte anos, se uma empresa deixasse de oferecer um bom atendimento ao cliente, ele ficaria insatisfeito, mas a chance de continuar comprando produtos ou adquirindo serviços era grande.

A concorrência era menor, assim como sua disposição para buscar outras alternativas. Entretanto, as coisas mudaram. O mercado está mais acirrado e as novas tecnologias facilitam o acesso a empresas que fornecem o mesmo produto que o seu.

Entenda que o mau atendimento dificulta a captação de novos clientes

Em outras palavras, se você não oferece um atendimento de qualidade, o cliente procura uma empresa que o faça. Em alguns casos, ele nem vai precisar procurar, já que as estratégias de marketing estão agindo de forma eficaz para divulgar serviços diretamente ao público-alvo. 

O mau atendimento faz com que você perca também novos negócios. Mesmo que um cliente em potencial não tenha se relacionado com a sua empresa, ele pode saber da má fama da sua companhia por meio de amigos ou pelas redes sociais.

Também é muito comum que os consumidores busquem informações com outras pessoas que já tiveram contato com seus serviços. Se as referências não forem boas, você estará perdendo negócios sem saber.

Veja como fazer o atendimento ao cliente virar prioridade

O primeiro passo de oferecer um atendimento de qualidade é fazer com que essa seja uma das prioridades, por meio de uma mudança na cultura organizacional.

Essa mudança pode ser feita com a conscientização de todos que trabalham diretamente ou indiretamente com o público, mostrando como a má qualidade traz prejuízos a todos envolvidos.

A capacitação pode ser feita por treinamentos específicos, campanhas internas ou workshops.

Conheça boas práticas de relacionamento com o consumidor

Cumprir aquilo que prometer, respeitar prazos e se comunicar com o consumidor de forma cordial são os pilares básicos das boas práticas de um relacionamento de excelência.

A empresa também pode melhorar a comunicação com o seu público ao facilitar o atendimento por meio dos canais on-line para o contato (e-mails, WhatsApp e redes sociais), mas sem deixar de lado o investimento nos canais tradicionais, tais como o telefone e o atendimento presencial.

Existem outras formas de melhorar o resultado das vendas de sua empresa. Além de oferecer um atendimento ao cliente com excelência, outro modo de aumentar os lucros é aprender a estimular o engajamento do consumidor com a sua marca. Leia o nosso artigo e saiba mais! 

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