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Auditoria interna: saiba como fazer no PDV

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Escrito por NVH

O ponto de venda sempre será o ponto vital entre a empresa e o consumidor. Todas as ações realizadas com objetivo de aproximar o shopper da marca e transformá-lo em cliente precisa e deve ser mensurada.

Por isso, a auditoria interna realizada no PDV é fundamental para monitorar o trabalho realizado pelos colaboradores, minimizar as perdas e analisar o cumprimento das metas.

Neste artigo, você conhecerá as principais características de uma auditoria interna e como realizá-la de maneira eficiente no PDV. Confira!

O que é e para que serve auditoria interna de PDV?

Auditoria interna consiste em um conjunto de atividades de controle gerencial, que tem o objetivo de medir e avaliar os aspectos físicos e operacionais, bem como os controles internos. E posteriormente desenvolver um plano de ação que auxilie na organização e no cumprimento das metas para alcançar os resultados previstos.

Nem sempre a exposição dos produtos no PDV é suficiente para garantir as vendas. Assim, as empresas se utilizam de inúmeras estratégias de Trade para otimizar as vendas incluindo, por exemplo, material de merchandising, promotores, demonstradores entre outros.

A auditoria feita dentro no ponto de venda serve para identificar como essas ações de Trade estão sendo realizadas e se estão sendo empregadas, além de levantar irregularidades e possibilidades de melhoria. No decorrer da auditoria, também pode ser feita uma análise das práticas da concorrência. Essas informações permitirão dar um passo à frente e aumentar a vantagem competitiva.

Por meio de uma auditoria bem executada e feita por profissionais especializados, é possível verificar processos como:

  • realização apropriada do planograma;
  • destaque da marca e promoções no PDV;
  • precificação dos produtos;
  • estrutura do ambiente (iluminação, som, temperatura etc.);
  • uniformização dos colaboradores (uniforme, crachá etc.);
  • execução do planejamento de exposição.

Por que realizar a auditoria no Ponto de Venda?

Quando a auditoria de PDV é realizada periodicamente, garante uma consistência máxima no cumprimento dos padrões estabelecidos, o que promove uma identificação maior com sua marca e, consequentemente, um incremento nas vendas. Portanto, ela deve ser incorporada de maneira natural nas suas ações de trade marketing.

Além disso, quando um processo de auditoria interna for concluído, você terá informações suficientes para identificar e providenciar melhorias nas experiências de compra, visando aumentar os lucros da sua empresa.

Como acontece uma auditoria na prática?

Geralmente, é utilizada uma forma muito simples para realizar a auditoria em um PDV, é o chamado “cliente oculto” ou “comprador misterioso”. Esse auditor disfarçado entra na loja se passando por um cliente, assim ele pode observar e verificar se as ações e os processos estão sendo realizados de acordo com o que foi estabelecido.

Com um checklist, ele analisa cada item, fotografa e registra tudo que não esteja em conformidade com os critérios determinados pela empresa. Isso permite a tomada de medidas corretivas, caso seja necessário.

Uma auditoria interna é um processo simples, porém muito eficaz quando toda a equipe que atua em campo está bem preparada e alinhada com os objetivos da empresa.

De que maneira se pode realizar uma auditoria eficiente no PDV?

Muitas empresas negligenciam a importância de uma auditoria no PDV e acabam não tendo um controle adequado dos seus processos. Em consequência disso, as perdas e os prejuízos são enormes.

Empresas com grande número de pontos de vendas, por exemplo, precisam definir estratégias e gerenciá-las de uma maneira que seja possível mensurar os seus resultados. Por isso, as auditorias devem ser feitas periodicamente para que os auditores acompanhem as medidas adotadas para resolução dos erros.

Também é importante utilizar a tecnologia para evitar a perda de tempo, a repetição de erros e o retrabalho. Atualmente existem muitos aplicativos que coletam as informações in loco e transmitem em tempo real, possibilitando uma análise mais exata dos indicadores e das mudanças rápidas de estratégia, quando necessário.

É no ponto de venda que diariamente a reputação da empresa é colocada à prova. Logo, todo esforço é fundamental para melhorar a experiência do consumidor. Nesse contexto, a auditoria interna ajuda a otimizar os processos de forma contínua.

E então, gostou do nosso conteúdo? Quer mais dicas de como otimizar o seu PDV? Leia também nosso artigo sobre “Formas de fazer a diferenciação de produtos no PDV”!

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NVH

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