Field Marketing

Business Intelligence: entenda o que é e como aplicá-lo

business-intelligence-entenda-o-que-e-e-como-aplicalo.jpeg
Escrito por NVH

Você já ouviu falar em Business Intelligence? Esse termo anda em voga atualmente, mas muitos não sabem o que significa e muito menos o que ele pode fazer pela sua empresa.

O BI é capaz de auxiliar no crescimento da organização, oferecendo apoio para a tomada inteligente de decisões. O termo refere-se a monitoramento, informatização, análise e interpretação de dados com a ajuda da tecnologia, para que, por meio deles, seja possível obter insights e identificar problemas.

Como funciona o Business Intelligence

Com o uso de diferentes sistemas de organização, o BI concentra todas as informações da empresa em um único local. Também está relacionado com o Big Data – termo que identifica um imenso volume de dados.

Para que seja útil, o sistema de compilação dessas informações deve permitir uma busca rápida e acessível. Isso a fim de combinar os dados necessários para determinada área e permitir a análise deles de maneira inteligente e organizada.

Com base nisso, é possível que CEOs e diretores de empresa tomem decisões relacionadas aos mais diversos setores, estabelecendo estratégias e redefinindo planejamentos para conseguirem alcançar metas ou resolver questões críticas da organização.

Como ele pode ser usado e implementado nas empresas

Para começar a implementar o BI em uma empresa, é necessário começar a coletar o máximo de dados possível, de maneira coerente e permitindo um fácil acesso interno. As informações de uma semana podem fazer toda a diferença em uma tomada de decisão, então é importante ter o máximo cuidado não só com a captura, mas também com a estruturação e o arquivamento desses dados.

Diversas ferramentas podem ser usadas para ajudar nesse processo, entre elas o Tableau e o Qlik View Mobile. O importante é que o profissional tenha um bom sistema de gestão, que forneça um retrato claro com números, textos e gráficos sobre determinado assunto ou área dentro da empresa.

Também é importante delimitar a necessidade e o objetivo de cada departamento, para que a análise seja focada e precisa. As informações devem ser todas armazenadas, mas, saber filtrar o que vai ser analisado, é essencial para o sucesso da aplicação do BI.

Como sua empresa pode se beneficiar usando o BI

O Business Intelligence fornece agilidade e precisão na tomada de decisões. É muito mais fácil fazer mudanças com base no que já funcionou e no que foi aplicado sem sucesso na empresa.

O BI serve como um histórico de tudo o que acontece em uma organização, ajudando a identificar lacunas e tornando os processos de negócios mais precisos e eficientes. Também permite a avaliação de parcerias, investimentos e projeção de possíveis retornos financeiros.

Em tempos em que a tomada de decisões e os resultados são cada vez mais rápidos, o Business Intelligence vai fornecer todos os insumos necessários para que a sua empresa consiga acompanhar esse ritmo, obtendo excelentes resultados e crescendo de maneira mais estruturada.

E você, gostou desse post? Já usa o Business Intelligence onde trabalha? Que problemas acha que ele pode ajudar a resolver na sua empresa? Compartilhe conosco suas ideias e impressões nos comentários!

Sobre o autor

NVH

Deixar comentário.

Share This