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Ciclo de vendas: entenda o que é e como reduzi-lo

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Escrito por NVH

Com o mercado brasileiro cada vez mais competitivo, as empresas têm buscado constantemente formas e estratégias para obter melhores resultados. Quando o assunto é melhorar o desempenho e aumentar o faturamento do negócio, um dos tópicos mais abordados é o ciclo de vendas.

O ciclo de vendas nada mais é do que um conjunto de etapas necessárias para que uma empresa consiga realizar uma venda. Esse ciclo inicia-se no primeiro contato do cliente com o negócio e termina no relacionamento do cliente com o pós-venda.

Todos os gestores sabem que, para realizar uma venda, é preciso não somente oferecer aos clientes produtos de qualidade, mas também saber lidar com o público, tratá-lo com excelência e, principalmente, tratar o ciclo de vendas com atenção, buscando sempre reduzi-lo em busca de melhores resultados.

Para ajudá-lo a destacar-se em um mercado tão competitivo, a seguir, entenda a importância do ciclo de vendas e aprenda como reduzi-lo!

Quais as etapas do ciclo de vendas?

Independentemente do produto ou serviço comercializado ou da complexidade do processo de vendas, todo negócio apresenta as seguintes etapas no ciclo de vendas:

  • prospecção: busca por potenciais clientes;
  • contato inicial: primeiro contato da empresa com o cliente. Esse contato pode ser pela internet, blog, e-mail, ligação, feiras de negócio, entre outros;
  • qualificação: nem todos os leads — pessoas que já demonstraram interesse pela marca ou produto — estão prontos para realizar uma compra. A qualificação diz respeito a separar os clientes maduros e direcioná-los no processo de compra;
  • apresentação: contato com o cliente para a apresentação de produtos ou propostas;
  • avaliação: análise do cliente e negociação;
  • fechamento: conclusão da venda e formalização do negócio;
  • pós-venda: relacionamento com o cliente após a conclusão da venda e conferência da satisfação.

É possível adicionar ou remover etapas no ciclo de vendas, mas, na maioria dos casos, as empresas seguem esse padrão e conseguem alcançar excelentes resultados.

Como reduzir o ciclo de vendas?

A melhor forma de reduzir o ciclo de vendas é removendo todos os gargalos que possam impactar o processo ou prejudicar o andamento das vendas. Além de eliminar todos os atritos, as empresas devem também realizar ações pontuais em cada etapa e implementar estratégias que ajudem a encurtá-lo, direcionando os clientes facilmente pelo processo de compra.

Dentre as melhores formas de reduzir o ciclo de vendas, podem-se destacar:

Determinar o funil de vendas da empresa

Para determinar o funil de vendas, a empresa precisa olhar para o mercado e para o público, de forma a entendê-lo, e desenhar todas as ações que são praticadas e devem ser implementadas para atrair novos clientes e direcioná-los do topo ao fundo do funil de vendas.

Conhecendo os potenciais clientes e o mercado no qual a empresa está inserida, pode-se determinar o perfil de forma estratégica, encurtando, assim, o ciclo de vendas e tornando a empresa mais eficiente para fechar negócios.

Definir os gatilhos de passagem entre as etapas do funil

É fundamental que as empresas definam o gatilho responsável pela passagem dos clientes de uma etapa de compra para outra. Sem essa definição, as abordagens ficam menos efetivas, e o tempo gasto pelo prospecto no ciclo de vendas fica alongado.

Portanto, é muito importante que sejam definidos os pontos que representarão a passagem dos clientes pelas etapas do processo de vendas, assim, consegue-se otimizar o ciclo e torná-lo mais curto e eficiente.

Investir em marketing de conteúdo

Para diminuir o ciclo de vendas, é fundamental investir em marketing de conteúdo. As ferramentas dessa estratégia de marketing auxiliam a empresa a tirar dúvidas do público, relacionar-se com os clientes e, principalmente conduzi-los no funil de vendas.

O marketing de conteúdo, além de reduzir o ciclo de vendas, permite que as empresas aumentem consideravelmente as conversões e os resultados.

Aprendeu quais são as etapas do ciclo de vendas e como fazer para que ele seja reduzido? Agora não deixe de assinar a nossa newsletter e fique por dentro das melhores dicas para o seu negócio!

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