Recrutamento e Seleção

Como a infraestrutura ajuda na retenção de talentos na empresa?

como-a-infraestrutura-ajuda-na-retencao-de-talentos-na-empresa.jpeg
Escrito por Indianara Ferreira

Com o avanço das tecnologias e o surgimento de uma nova geração de colaboradores, muitas empresas buscam adaptar o seu ambiente para promover mais qualidade de vida no trabalho, como uma aposta de que essas ações colaboram para melhorar seus resultados e suas vendas. Nesse sentido, uma infraestrutura adequada ajuda na retenção de talentos.

Além da vontade de contar com os melhores profissionais do mercado, investir na retenção de talentos traz outros benefícios para a sua empresa, especificamente no que diz respeito ao retorno dos investimentos realizados em seleção e treinamento de colaboradores.

Separamos para você algumas dicas de como a infraestrutura ajuda na retenção de talentos na empresa. Veja:

Cria um ambiente agradável

Empresas de sucesso como a Google e Apple apostam em ambientes de descanso para os colaboradores, sala de jogos e estruturas confortáveis para manter a satisfação e o bem-estar das pessoas no trabalho. Com isso, tornam-se marcas desejadas pelo público interno e atraem os melhores talentos e a simpatia de clientes e outros públicos de relacionamento.

Também aumentam a performance dos colaboradores, que trabalham com menos estresse e se sentem mais acolhidos no ambiente de trabalho. Se você pensa que apenas grandes empresas podem fazer esses investimentos, está enganado! Você pode começar reservando um bom espaço para a alimentação e descanso nos intervalos. Verifique se a iluminação e a climatização do ambiente estão adequados.

Trabalha em conjunto com o clima organizacional

Nada mais prejudicial para a produtividade e a retenção de talentos de uma empresa do que um clima de trabalho ruim. Uma infraestrutura ruim também colabora para um clima organizacional negativo.

Fique atento a todos os pontos: os equipamentos de trabalho como mesas, cadeiras e computadores devem estar aptos para receber as pessoas. Lembre-se: o resultado do trabalho depende de boas condições para realizá-lo.

Com o ambiente organizado, você favorece a satisfação das pessoas e contribui para atitudes positivas.

Contribui para a saúde das pessoas

Uma pessoa saudável, que se sente bem no ambiente de trabalho, produz muito mais. E essa produtividade permeia tanto por termos qualitativos (melhor relacionamento, discernimento mental, comunicação, engajamento e confiança) como por termos quantitativos (mais vendas, diminuição de desperdícios e acidentes).

Além disso, você evita as ausências por atestados médicos (absenteísmo) e outras faltas por motivos de saúde, que podem acarretar no desligamento dos colaboradores em questão.

Atrai a nova geração

Um fator que precisa ser levado em consideração é a participação no mercado, cada vez mais efetiva, da geração Y, que tem como uma de suas principais premissas o engajamento com uma causa.

Assim, é importante que essa geração perceba sua participação nos negócios e tenha suas ideias consideradas, e isso inclui uma infraestrutura adequada para recebê-los.

Um plano de carreira para que o funcionário possa visualizar as possibilidades internas e, assim, investir no seu crescimento, também é algo interessante para se considerar quando falamos em geração Y, pois esses jovens não têm medo de mudar de emprego, e, se sentirem que não terão oportunidade de crescimento dentro da empresa, logo partirão para outros desafios.

Dica bônus: ofereça descontos em compra de produtos da empresa

Para motivar os funcionários e ajudá-los a ter acesso aos produtos e serviços da empresa, crie descontos em compra de produtos/serviços da empresa. Você pode fazer isso por meio de lojas de conveniência dentro da organização, em que o funcionário retira o que precisa com vantagens exclusivas.

A retenção de pessoas engajadas está muito ligada à valorização dos colaboradores. Um bom começo para identificar as expectativas é a aplicação de uma pesquisa de clima organizacional. Ela possibilita a identificação dos pontos fortes e as oportunidades de melhoria da empresa. Isso contribui para a criação de um canal de comunicação com a alta direção e gera recursos para trabalhar a própria retenção de talentos.

O que você achou deste post sobre como a infraestrutura ajuda na retenção de talentos na empresa? Deixe seu comentário com a gente!

Sobre o autor

Indianara Ferreira

DIRETORIA DE NEGÓCIO, GERÊNCIA COMERCIAL E MARKETING
Graduada em Administração de Empresas, Pós-Graduação em Primeira Gerência e Gestão de Negócios com Ênfase em Marketing e MBA em Trade Marketing– ESPM.

Deixar comentário.

Share This