Recrutamento e Seleção

Como encontrar os profissionais adequados para sua empresa

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Escrito por Indianara Ferreira

Contratar o funcionário errado não é só dor de cabeça. A contratação equivocada também causa prejuízos para a empresa. Pouca produtividade e uma possível saída precoce do quadro de funcionários têm custos altos e podem acarretar problemas mais graves, que vão desde a falta de motivação para a equipe até uma alta taxa de turnover, que mede a rotatividade dos trabalhadores.

Mas como encontrar os profissionais adequados? A boa notícia é que alguns cuidados na busca e seleção podem diminuir as chances de uma escolha errada. Confira algumas dicas que separamos para você:

1. Defina o perfil ideal

Aqui, além de listar as experiências, habilidades necessárias e atribuições do cargo, procure definir um perfil de profissional que sua empresa gostaria de contratar. Que características pessoais ele deve ter?

Traçar este perfil é importante porque conhecimentos, muitas vezes, pode ser desenvolvidos  porém, características como comprometimento, responsabilidade, organização e senso de urgência, entre outras, não são fáceis de aprender. Por isso, procure fazer perguntas pessoais para avaliar estas características. Você pode, por exemplo, questionar o candidato sobre um momento de frustração na carreira e como ele reagiu para avaliar sua inteligência emocional.

2. Anuncie a vaga da forma certa

Elabore um anúncio de vaga completo, conciso e claro. Liste as habilidades necessárias, formação desejada, atribuições do cargo e ofereça todas as informações possíveis sobre o emprego. E não se esqueça de dedicar parte da descrição ao que a empresa pode oferecer aos candidatos. Os melhores profissionais buscam oportunidades em que possam desenvolver sua carreira, por isso, é importante deixar claro se a empresa oferece a possibilidade de crescimento, um ambiente agradável de aprendizado e convivência com profissionais capacitados, por exemplo.

Planeje também a veiculação do anúncio. Ter um canal especial nos meios de comunicação da empresa é uma boa prática e atrai aqueles candidatos que já estão interessados em trabalhar na empresa por afinidade. Pesquise, também, outros sites em que os possíveis candidatos possam procurar pelas vagas. Hoje, existem vários sites especializados por área, por exemplo. E não se esqueça das redes sociais, especialmente o LinkedIn, voltado para profissionais.

Outra ótima estratégia é a contratação de uma empresa especializada em recrutamentos, que já possui os canais e contatos para encontrar o melhor candidato para a sua empresa.

3. Pesquise seu candidato

Após selecionar os candidatos, aprofunde-se nos seus currículos. Pesquise as empresas em que trabalharam, projetos, certificados e, se possível, entre em contato com antigos gestores. Você pode pedir as indicações no anúncio da vaga.

Hoje, com a internet, também é possível ter acesso a várias informações públicas sobre os profissionais suas redes sociais, publicações e até os eventos de que participaram. Faça uma pesquisa no Google, procure os perfis e, principalmente, contatos que possam servir de referência. Esta pesquisa é interessante para que você tenha uma ideia dos interesses do candidato e de seus hábitos.

4. Planeje a entrevista

Determine o que você precisa descobrir na entrevista, após a pesquisa inicial. O que é indispensável para o cargo e como descobrir se o candidato possui os pré-requisitos necessários?

Elabore perguntas personalizadas para cada candidato a respeito de assuntos que você deseja esclarecer. E evite os questionários muito longos. Foque no que é importante saber sobre ele. Você também pode criar testes e dinâmicas para avaliar habilidades específicas.

5. Informe o candidato sobre a empresa

Além de perguntar, permita perguntas. Isso é importante por dois motivos. Primeiramente, as perguntas que o candidato faz também revelam bastante sobre ele. Ele questionou você sobre oportunidades de crescimento? Quis saber apenas o salário?

As perguntas também possibilitam que o candidato saiba mais sobre a empresa e crie uma expectativa realista. Afinal, não é apenas a empresa que precisa decidir se aquele é o melhor candidato os candidatos também precisam avaliar se a empresa está alinhada com seus objetivos. Isso evita que eles permaneçam pouco tempo, fiquem frustrados rapidamente, entre outros problemas.

Crescendo juntos

Encontrar os profissionais adequados para a sua empresa exige empenho, conhecimento e paciência, em muitos casos. Mas, com a orientação certa e planejamento, as recompensas certamente virão em forma de produtividade, motivação e relacionamentos longos entre empresa e funcionários.

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Sobre o autor

Indianara Ferreira

DIRETORIA DE NEGÓCIO, GERÊNCIA COMERCIAL E MARKETING
Graduada em Administração de Empresas, Pós-Graduação em Primeira Gerência e Gestão de Negócios com Ênfase em Marketing e MBA em Trade Marketing– ESPM.

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