Recrutamento e Seleção

Como escolher a empresa certa para trabalhar?

como-escolher-a-empresa-certa-para-trabalhar.jpeg
Escrito por Indianara Ferreira

Muitos indivíduos passam grande parte do tempo fazendo cursos e até mesmo uma faculdade para encontrar um bom emprego. No entanto, estes acabam, muitas vezes, considerando apenas o salário, por exemplo, para definir isso. É preciso saber como escolher a empresa certa para trabalhar.

Há erros graves cometidos quando se faz essa escolha errada. Além de perder as possibilidades de crescimento profissional, o indivíduo se sente frustrado por não ter seus desejos atendidos, o que aumenta o turn over em diversas empresas.

Quer saber mais? Confira neste texto 4 passos imprescindíveis de como escolher a empresa certa para trabalhar!

1. Observe se a cultura organizacional combina com você

A cultura organizacional é um conjunto de valores e comportamentos que a empresa defende e exige que seus colaboradores adquiram. Muitas vezes, a cultura organizacional pode não combinar com o que a pessoa pensa para ela.

Por exemplo, há empresas que possuem um dress code específico. Ou seja, determinam quais tipos de roupas devem ser usadas no ambiente de trabalho. Se o indivíduo não concorda com esse tipo de exigência e não quer abrir mão da sua subjetividade, então é melhor não trabalhar nesse tipo de empresa.

 2. Verifique se a empresa oferece oportunidades de crescimento profissional

Muita gente não se satisfaz apenas com um bom salário e benefícios essenciais. Há pessoas que querem crescer na carreira, tendo a possibilidade de ocupar novos cargos. Esse tipo de situação deve ser verificada na empresa para trabalhar.

É preciso saber se há um plano de carreira ou programa para promover profissionais bem-sucedidos. Até porque ficar a vida inteira no mesmo cargo pode parecer algo bastante desmotivador.

3. Observe o tipo de negócio da empresa

Imagine uma pessoa totalmente adaptada ao mundo tecnológico, que vive conectada na internet e trabalha com produtos offline? Para esse indivíduo, pode ser bastante entediante esse tipo de emprego.

Por isso a necessidade de observar o tipo de negócio da empresa. Ele deve ter uma sintonia com o estilo de vida da pessoa. Afinal, como um colaborar vai “vestir a camisa” da empresa se não se identifica com produtos e serviços que ela oferece?

4. Considere a localização da empresa

Trabalhar em organizações de grande porte e que oferecem crescimento profissional é o sonho de muita gente. No entanto, geralmente essas empresas estão localizadas em centros urbanos de regiões específicas do país.

E para trabalhar nelas vai ser preciso perder tempo no trânsito ou se mudar para um lugar mais próximo. Para pessoas que não pretende mudar de cidade, isso pode ser um obstáculo. Neste sentido, é preciso considerar a localização da empresa e pensar se vale a pena financeiramente se mudar.

Essas foram algumas maneiras de saber como escolher a empresa certa para trabalhar. Uma outra estratégia para conhecer melhor o ambiente de trabalho da empresa é por meio de estágio ou treinee. Com essas oportunidades o indivíduo vai poder experienciar como é desempenhar atividades naquela organização e, com isso, decidir-se por tentar se efetivar nela. 

Essas informações foram interessantes para você? Então, fique por dentro de outros assuntos assinando a nossa newsletter!

Sobre o autor

Indianara Ferreira

DIRETORIA DE NEGÓCIO, GERÊNCIA COMERCIAL E MARKETING
Graduada em Administração de Empresas, Pós-Graduação em Primeira Gerência e Gestão de Negócios com Ênfase em Marketing e MBA em Trade Marketing– ESPM.

Deixar comentário.

Share This