Recrutamento e Seleção

Como incluir a terceira idade no mercado de trabalho?

como-incluir-a-terceira-idade-no-mercado-de-trabalho.jpeg
Escrito por Indianara Ferreira

O encolhimento da renda e o aumento da expectativa de vida do brasileiro levou muitos idosos a se reinserirem no mercado de trabalho após a aposentadoria. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), hoje, mais de 8 milhões de pessoas acima de 65 anos estão empregadas.

Acompanhando esta nova tendência social, o idoso passa a ser visto sob um novo olhar, de resgate da cidadania, da autonomia enquanto pessoa. Dessa forma, torna-se cada vez mais antiga a ideia de inutilidade preconcebida.

Então, veja a seguir 5 maneiras para você incluir a terceira idade no mercado de trabalho. Acompanhe:

1. Prepare a equipe

Ainda vivemos em uma sociedade que carrega bastante preconceito com relação ao idoso. Para não ter surpresas desagradáveis ao longo do caminho, prepare a equipe levando toda a informação que puder sobre os idosos e as funções que o mesmo vai executar na empresa.

Fomente o senso de colaboração dos mais jovens. Você pode fazer isso lembrando a eles que possuem familiares idosos e que, inevitavelmente, um dia eles também ficarão “velhos”. Ressalte principalmente os pontos positivos dessa convivência.

2. Valorize a experiência

Para as empresas, a terceira idade pode contribuir com suas experiências, sendo o relacionamento interpessoal uma forte qualidade desse público. O idoso que apresenta capacidade física e intelectual saudável pode facilmente ser um multiplicador de seus conhecimentos e experiências, contribuindo no cotidiano da empresa para a formação de equipes mais diversas e responsáveis.

Portanto, ofereça um espaço adequado para que o idoso possa contribuir para o amadurecimento da equipe.

3. Idosos conectados

Engana-se quem pensa que o idoso ignora a tecnologia.

De acordo com pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), o tíquete médio desse grupo nas compras via e-commerce é de R$ 548,99, 10% acima da média dos clientes de outras faixas etárias. Isso significa que a terceira idade está conectada com o mundo atual e pode atuar em algumas áreas em que o uso da tecnologia é necessária.

4. Organização

Os idosos são bem organizados. Você pode aproveitar esta habilidade para inseri-los em departamentos em que a utilização de arquivos físicos ou manuais seja muito necessária, como nos departamentos de contabilidade e Recursos Humanos, por exemplo.

5. Comprometimento

A terceira idade é uma geração muito comprometida com seus deveres e resultados, devido à sua formação mais rígida. Use isso a favor da empresa. Para os idosos que possuem formação, eles podem contribuir muito nas áreas de controladoria e finanças.

O trabalho do idoso, independente da necessidade financeira, é uma alternativa para a conservação e até mesmo sustentação da autonomia deles como pessoas produtivas e independentes.

Oferecer a eles a possibilidade de buscar as oportunidades que permitam desenvolver seu próprio potencial é muito digno. E para que possam viver com dignidade, é preciso garantir ao idoso uma ocupação segura, livre de exploração e abusos, com um tratamento igual e justo, respeitando suas limitações.

Gostou deste post sobre como incluir a terceira idade no mercado de trabalho? Assine nossa newsletter para ter acesso a mais conteúdo como este!

Sobre o autor

Indianara Ferreira

DIRETORIA DE NEGÓCIO, GERÊNCIA COMERCIAL E MARKETING
Graduada em Administração de Empresas, Pós-Graduação em Primeira Gerência e Gestão de Negócios com Ênfase em Marketing e MBA em Trade Marketing– ESPM.

Deixar comentário.

Share This