Recrutamento e Seleção

Como se destacar no mercado: além do inglês e espanhol

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Escrito por Indianara Ferreira

As empresas estão cada vez mais competitivas e exigentes quanto às habilidades das pessoas que contratam. Nesse cenário, apenas o “saber fazer” não é mais suficiente, assim como só falar inglês e espanhol também não é o bastante, se você não tiver competências específicas para a sua área de interesse. 

Para saber como se destacar no mercado, continue lendo o artigo e confira algumas competências que podem te ajudar.

Ter boa comunicação

Um bom profissional é valorizado pela sua capacidade de transmitir informações — seja para seus liderados, para seus superiores ou para os colegas de outros departamentos.

Por isso, a boa comunicação é um fator de sucesso dentro das empresas e, também, é uma característica recorrente em profissionais bem-sucedidos.

Saber analisar cenários e propor soluções

A capacidade analítica de um profissional é também um fator importante, que pode agregar muito valor a ele, especialmente nos cargos de nível estratégico, tático, ou em qualquer cargo que envolva a tomada de decisões.

A habilidade de analisar cenários, propor soluções criativas e que causem impacto positivo nas empresas é valorizada por quem contrata.

Ter capacidade de cooperação

A cooperação é fundamental para desenvolver um bom trabalho em equipe e tornar o seu time de trabalho mais forte e unido. Grandes empresas entendem o impacto positivo que uma atmosfera de cooperação pode causar na produtividade e valorizam quem tem essa característica.

Saber liderar 

Alguém com aptidão para liderança é capaz de conduzir e motivar uma equipe de modo que ela possa entregar bons resultados. 

As empresas valorizam muito um profissional que tenha essa habilidade e, também por isso, a prática do coaching, atividade que desenvolve essa e outras habilidades, tem se popularizado.

Saber otimizar processos

A otimização de processos agrega valor, uma vez que ela torna a realização das tarefas mais rápida, fácil e com menor custo. Isso representa ganho de competitividade para a empresa. 

Sabendo que a competitividade, nos tempos atuais, é buscada incessantemente pelas organizações, a capacidade de otimizar processos torna o profissional mais valioso e destacado. 

Estar em constante atualização para saber como se destacar no mercado

Alguém que acompanha os avanços tecnológicos e as atualizações das práticas profissionais tem uma empregabilidade alta.

Isso porque essa constante atualização faz com que o empregado possa entregar ainda mais valor para a empresa.

Saber outros idiomas

O Brasil mantém relações comerciais importantes com vários países do mundo — seja no campo das importações e das exportações ou, então, nas empresas multinacionais.

Além de dominar o inglês e o espanhol, para muitos mercados, é importante também ser fluente em japonês e mandarim.

​O Japão está entre os maiores protagonistas quando o assunto é tecnologia. Já a China, além de fazer parte de um bloco econômico juntamente com o Brasil, representa uma potência econômica mundial e um grande mercado fornecedor e consumidor.

Atualmente, as empresas estão muito mais competitivas. As negociações internacionais e a evolução da tecnologia e das práticas profissionais fazem com que pessoas com habilidades especiais e comprometidas com o constante desenvolvimento ganhem muito mais destaque no mercado de trabalho.

Quem compreender bem esse contexto saberá como se destacar no mercado e poderá obter uma boa colocação profissional.

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Sobre o autor

Indianara Ferreira

DIRETORIA DE NEGÓCIO, GERÊNCIA COMERCIAL E MARKETING
Graduada em Administração de Empresas, Pós-Graduação em Primeira Gerência e Gestão de Negócios com Ênfase em Marketing e MBA em Trade Marketing– ESPM.

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