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Como trabalhar marcas no PDV em tempos de crise?

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Escrito por Indianara Ferreira

Com a disputa acirrada no mercado, atrair clientes é cada vez mais um desafio. Com a situação de retomada da economia no país, algumas estratégias podem ser fundamentais para serem aplicadas ao PDV em tempos de crise.

Não adianta jogar seus produtos no PDV e esperar que se destaquem sozinhos. O post de hoje apresentará algumas dicas economicamente viáveis e que aumentarão o potencial de seu PDV. Confira:

Elabore uma boa comunicação visual

Pode parecer um fator óbvio: todo PDV terá alguma comunicação, seja com o uso de cartazes ou das gôndolas, banners e adesivos de parede ou piso. Se ainda não os tiver, está perdendo boas táticas de atração e divulgação.

Porém, fugir dos “pré-requisitos” e das ideias mais básicas pode ser importante para fazer ter destaque em tempos de crise. Pense sobre outros itens que podem comunicar bem, como as sacolas da loja ou um stand diferenciado.

Crie um chamariz para o espaço dentro da loja. As cores presentes no seu PDV também podem comunicar e despertar sensações. Se aliadas à identidade visual da marca, podem ser enfáticas e proporcionar a fixação da sua empresa na memória das pessoas.

Utilize estratégias apropriadas de merchandising

O merchandising fará com que toda a comunicação visual do seu PDV desperte efetivamente o interesse do público. Toda loja física precisa de atrativos, ainda mais com o crescimento das compras via internet.

O merchandising está relacionado a melhor experiência do cliente, por meio de sensações que uma compra virtual ainda não pode proporcionar. Com criatividade e estratégia, um display pode gerar resultados impactantes aos consumidores.

Estude sua clientela e tenha um ótimo planejamento; informe ao público o objetivo das suas ações e dos seus produtos ou serviços. Quando ele visualizar a sua sinalização, aproveite para enfatizar aspectos interessantes de sua organização.

Use a marca com inteligência ao exibi-la, mesmo em um simples panfleto fará toda diferença.

Invista em marketing digital

Para trazer outro diferencial atrativo no PDV, o marketing digital pode ser um investimento de incrível retorno. E que ainda promoverá experiências marcantes para os clientes. Você pode utilizar-se da tecnologia para demonstrar modernidade e atrair a atenção do seu consumidor.

Promova a interação dele em seu PDV — utilizando telas com a possibilidade de touchscreen, por exemplo. Aproveite para informá-lo sobre alguma linha ou produto e agregue valor nesse discurso. A maior interação poderá despertar o desejo de compra.

Pense sobre ações que interliguem as redes sociais ao PDV, como a distribuição de brindes ou outras vantagens por conta do incentivo ao compartilhamento de fotos ou uso de “hashtags”.

Aproveite a sazonalidade a seu favor

Períodos específicos, como datas comemorativas, podem ser aliados do seu negócio. Isso, se forem utilizados com criatividade. Atente ao calendário do varejo para programar-se nessas ações e aproveitar a demanda.

Não basta reunir produtos voltados para a Páscoa, por exemplo. Vale a pena pensar também sobre a posição do seu estabelecimento em relação à época. Que tal uma ilha personalizada no meio da loja, associando diferentes produtos que são bastante consumidos, por exemplo, no verão?

Vários produtos podem “conversar” sobre um mesmo tema. Estando reunidos, despertam a vontade de compra por impulso ou por eventual vantagem oferecida. Um tema sazonal pode criar uma experiência diferenciada para o consumidor. O custo é baixo e pode ser proveitoso.

Pensar sobre essas dicas para o PDV em tempos de crise fará com que o seu estabelecimento transforme o momento de compras, que muitas vezes pode ser estressante e corrido, em um momento bem mais interessante. E então? Quais ações você vai promover para destacar-se dos concorrentes no mercado?

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Sobre o autor

Indianara Ferreira

DIRETORIA DE NEGÓCIO, GERÊNCIA COMERCIAL E MARKETING
Graduada em Administração de Empresas, Pós-Graduação em Primeira Gerência e Gestão de Negócios com Ênfase em Marketing e MBA em Trade Marketing– ESPM.

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