Field Marketing

Como utilizar a realidade virtual em ações de marketing e eventos

como-utilizar-a-realidade-virtual-em-acoes-de-marketing-e-eventos.jpeg
Escrito por NVH

Utilizar realidade virtual no marketing é uma estratégia que exige investimento, planejamento financeiro e um excelente desenvolvedor. Uma ação deste tipo, se for não realizada de forma a alcançar os resultados almejados pelo seu negócio, pode trazer até prejuízo.

Para ajudar você a entender melhor como essa ferramenta pode trabalhar a favor do crescimento da sua empresa, preparamos este guia especial que mostra dicas de como fazer melhor uso desse recurso tão recorrente nos dias atuais. Continue a leitura e confira!

O que é realidade virtual?

Trata-se de uma tecnologia de comunicação que promove uma imersão do expectador em um universo totalmente digital. Tudo o que ele vê e ouve não está ali de verdade. Em alguns lugares, outros sentidos — como tato e olfato — também são utilizados.

Não confunda esse recurso com realidade aumentada. Nela, os elementos virtuais são trazidos à rotina do consumidor. Exemplo disso é o jogo Pokémon Go, que mostra os bichinhos em locais específicos, como se eles estivessem ali de verdade.

Como utilizar realidade virtual no marketing?

Na hora de desenvolver suas ações de comunicação, existem inúmeras maneiras de fazer uso dessa tecnologia criativamente. Por isso, as ideias a seguir são apenas algumas dessas várias formas. Confira!

Na embalagem

Para que o consumidor possa imergir nos encantos dessa ferramenta, é necessário construir um equipamento no qual ele possa encaixar seu smartphone. Esse dispositivo, chamado de óculos de realidade virtual pode ser feito até mesmo de papelão.

E se esse papelão for retirado da embalagem do seu produto? Além de ser divertido promover ao consumidor essa sensação de “faça você mesmo”, essa ideia pode ser vista como sustentável e ainda levar o expectador a um link, para que ele assista a um vídeo por meio do dispositivo que ele acabou de montar. Genial, não?

Em eventos

É nesse tipo de ocasião que você tem uma liberdade maior para explorar a sua criatividade e desenvolver uma estratégia diferente e inovadora. Por isso, aproveitar o espaço disponibilizado em feiras e eventos pode ser uma forma de marcar a presença da sua marca e se tornar inesquecível.

Marcas como a HBO já utilizaram a realidade virtual para divulgar seus produtos. O canal de TV criou um set da série Game Of Thrones para anunciar o lançamento da sua próxima temporada. Lá, os expectadores imergiam no fantástico universo do programa, promovendo grande interatividade e aproximando o relacionamento com um dos seus programas de maior relevância da atualidade.

Em campanhas online

Você pode desenvolver uma ação publicitária para que seu público-alvo conheça melhor o seu produto sem precisar nem levantar do sofá. A TV Globo teve quase a mesma ideia da emissora americana mencionada acima. A diferença é que o telespectador brasileiro teve a oportunidade de conhecer o cenário de uma novela sem sair de casa.

A montadora Volvo também fez uso da realidade virtual a favor de promover um lançamento. A marca ofereceu ao consumidor a oportunidade de conhecer um dos seus novos automóveis sem necessariamente ir até uma loja.

Utilizar as dicas acima pode fazer maravilhas à sua empresa. Mas lembre-se de que inovação e criatividade são palavras-chave para que os resultados da sua campanha sejam favoráveis à sua marca. Por isso, ao fazer uso da realidade virtual no marketing, tenha em mente que a tecnologia deve ser uma ferramenta, mas a grande estrela da ação é o seu produto.

Se você gostou das dicas, aproveite e confira mais um de nossos posts: Como financiar um evento usando o crowdfunding!

Sobre o autor

NVH

Deixar comentário.

Share This