Recrutamento e Seleção

Confira 5 filmes sobre RH que valem a pena assistir

confira-5-filmes-sobre-rh-que-valem-a-pena-assistir.jpeg
Escrito por NVH

Um fim de semana de filmes, com direito à pipoca e a um sofá confortável, é uma boa pedida depois de uma jornada intensa de trabalho. E se, mais do que diversão, esse momento proporcionar também conhecimentos sobre a sua área de atuação? É o que você pode ter assistindo a alguns filmes sobre RH.

Para facilitar a sua vida e antecipar a maratona, reunimos, neste artigo, cinco obras que trarão ótimas doses de motivação, boas práticas de recrutamento, além de alguns erros comuns na gestão de Recursos Humanos. Pronto para estudar, entreter-se e aprender?

1. O que você faria (2005)

O filme traz uma situação cotidiana para o profissional de RH — um processo seletivo — mas sob o ponto de vista dos candidatos. Na obra, sete profissionais disputam uma única vaga para um cargo de alta direção. O método utilizado para selecioná-los é o Grönhom, por meio do qual os candidatos são submetidos a situações que os levam a intensas reações emocionais, além de serem instigados a competir entre si.

Ao assistir ao filme, o espectador é levado a pensar sobre a pertinência dos métodos de seleção, sobre o equilíbrio entre a análise comportamental e a técnica, além de aspectos ligados à ética profissional.

2. Jerry Maguirre (1996)

O filme é antigo e é possível que você já tenha visto-o. Mas será que você se atentou às dicas que ele pode trazer ao seu trabalho como gestor de recursos humanos? Em Jerry Maguirre, um agente esportivo perde praticamente todos seus clientes depois de um momento de sinceridade. Após isso, busca dar continuidade ao seu trabalho com o único cliente que restou.

O filme traz aspectos presentes no ambiente profissional, como a ambição, a competição e a falta de sinceridade. O profissional de RH pode aproveitar esses temas e ponderar sobre como o seu time está lidando com essas situações e como pode incentivá-lo a ter mais qualidade em seus relacionamentos.

3. Os estagiários (2013)

Quem nunca teve curiosidade de saber como funciona o cotidiano de uma das maiores empresas do mundo, a Google? No filme Os estagiários, dois homens são demitidos e decidem reiniciar a carreira candidatando-se ao programa de estágio da gigante de buscas. Embora tenha poucas habilidades técnicas, a dupla mostra que a capacidade de relacionamento e trabalho em equipe também são importantes no ambiente corporativo.

A obra é uma boa opção para aqueles que gostam do gênero comédia, mas também um convite à reflexão sobre recomeços de carreira e quebra de padrões no mundo do trabalho.

4. Coach Carter – Treino para a vida (2005)

Uma das obras mais bem avaliadas desta lista, Coach Carter conta a história de Carter, um treinador que assume a missão de treinar um time de basquete de uma escola da periferia da Califórnia. De início, o treinador impõe um regime duro aos estudantes, mas acaba descobrindo que os motivos para o mau desempenho do time vai além das quadras.

Lições importantes sobre liderança estão presentes na obra. Assim como um profissional de Recursos Humanos, Carter vê-se diante de situações em que deve fazer a opção por valorizar determinados aspectos, e não outros, de cada indivíduo.

5. Amor sem escalas (2009)

Ryan é um executivo de RH que tem a desconfortável função de demitir pessoas. Com o tempo, tornou-se uma pessoa fria e alheia aos sentimentos que a notícia da demissão traz. Em uma das muitas viagens que faz para exercer sua atividade, o executivo passa a ser acompanhado por Natalie, a criadora de um software de videoconferência que põe em risco o emprego de Ryan.

É interessante notar, na história, a rápida inversão de papéis e como é comum encarar os relacionamentos interpessoais no ambiente corporativo de forma distante. O comportamento de Ryan é também o de muitos gestores fora da ficção, que se preocupam pouco com o capital humano da empresa.

O entretenimento pode trazer lições importantes para o desenvolvimento profissional. Assista a esses filmes sobre RH e esteja aberto aos inúmeros ensinamentos que eles podem trazer para o seu dia a dia!

Gostou das recomendações? Este post pode ser interessante para outras pessoas também: compartilhe-o em suas redes sociais!

Sobre o autor

NVH

Deixar comentário.

Share This