Recrutamento e Seleção

Conheça as competências necessárias para enfrentar épocas de crise

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Escrito por Indianara Ferreira

Não é novidade para ninguém que o mercado econômico está em crise, mas esse cenário não é motivo para um profissional abaixar a cabeça e colocar tudo a perder.

Pensando nisso, vamos mostrar, neste artigo, quais são as competências para crise que colaboradores precisam ter durante esse período. Com elas, os resultados logo aparecerão e você poderá, enfim, melhorar sua gestão de equipe.

Então, continue a leitura e descubra as qualidades mais valorizadas pelas empresas!

Adaptação às mudanças

Em um momento de crise, é comum a troca de função ou mudanças nos processos da organização. Sendo assim, um bom funcionário é aquele que consegue se adaptar à nova rotina sem reclamar ou prejudicar a qualidade do trabalho.

Dessa forma, é possível concluir que o colaborador estará disponível para se dedicar à empresa tanto nos bons quanto nos maus momentos e, quando a situação virar, ele será a melhor pessoa para receber um aumento de salário ou cargos mais desafiadores.

Comprometimento

A economia brasileira desmotiva qualquer funcionário, no entanto, por mais que a situação não esteja favorável, ele não pode se abalar. Manter o bom rendimento e entregar tarefas dentro dos prazos estabelecidos são funções primordiais para encarar a crise.

O papel do profissional de RH neste momento é muito importante. Busque feedbacks dos seus funcionários para que você possa avaliar qual é o nível de satisfação dos membros da empresa. Sem esses dados, certamente será mais complicado reduzir a taxa do turnover.

Visão macro da empresa

As expectativas para os próximos anos são boas. A previsão é que em 2017 ocorra a retomada da economia. Por isso, os profissionais que possuem visão estratégica se destacam na empresa, pois conseguem desenvolver um plano de negócios a médio e longo prazo.

Conhecimentos teóricos

Não há dúvidas: funcionários que buscam novos conhecimentos, seja por meio de MBAs ou cursos a distância são mais reconhecidos pela organização, especialmente, durante o período de crise. Isso porque, quanto mais qualificado for o membro da equipe, mais chances você terá de conquistar melhores resultados.

Incentive o conhecimento em sua empresa. Invista em cursos para funcionários ou, simplesmente, busque alternativas gratuitas para estimular o aprendizado. No site do SEBRAE, por exemplo, há várias opções.

Jogo de cintura

Para evitar prejuízos, muitas empresas cortam custos na crise. Portanto, saber negociar é essencial para se destacar. Reavalie propostas e indique boas soluções. A regra vale na relação com fornecedores, colegas de trabalho ou clientes.

Seguidas essas características à risca, será mais fácil vencer esse momento conturbado e, sem dúvidas, você estará mais preparado para desfrutar dos momentos de glória.

Agora que você já sabe quais são as melhores competências para crise, que tal seguir-nos no Facebook e LinkedIn para descobrir como aperfeiçoar o seu trabalho a cada dia?

Sobre o autor

Indianara Ferreira

DIRETORIA DE NEGÓCIO, GERÊNCIA COMERCIAL E MARKETING
Graduada em Administração de Empresas, Pós-Graduação em Primeira Gerência e Gestão de Negócios com Ênfase em Marketing e MBA em Trade Marketing– ESPM.

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