Recrutamento e Seleção

Contratações sazonais: vantagens e desvantagens

contratacoes-sazonais-vantagens-e-desvantagens.jpeg
Escrito por Indianara Ferreira

Muitos tipos de negócios trabalham com contratações temporárias durante determinados períodos do ano. É o caso dos lojistas que contratam atendentes extras na época do Natal, por exemplo. Para facilitar esse tipo de contrato, foi sancionada recentemente a nova lei da terceirização, que garante maior segurança para o empregador.

Contudo, existem diversos aspectos que devem ser observados pela empresa na hora de fechar acordo com os trabalhadores sazonais. Além do que, é preciso saber avaliar quando vale mesmo a pena estabelecer esse tipo de relação contratual em vez de efetuar uma contratação permanente.

Reunimos neste artigo as principais características das contratações sazonais, os riscos que oferece, seus custos e as vantagens que pode oferecer ao seu negócio. Acompanhe!

Custos de contratações sazonais

Além da agilidade na hora de encontrar e contratar um bom profissional, contratações temporárias saem mais em conta para a empresa, sobretudo por conta dos impostos pagos sobre contratações no regime celetista.

Trabalhadores freelancers são facilmente encontrados, já que hoje existem diversos portais e plataformas especializadas em recrutar esses profissionais. Isso evita a sobrecarga do setor de Recursos Humanos da empresa com contratações e cumprimento de exigências das leis trabalhistas.

Embora a parceria com trabalhadores independentes mediante contratos temporários esteja começando a tomar fôlego no mercado brasileiro, essa é uma grande tendência para as relações trabalhistas de um futuro próximo.

Riscos que oferece

Profissionais freelancers trabalham em pé de igualdade com a sua empresa, ou seja, trabalham com você e não para você. Isso significa que, assim como você avalia o trabalho efetuado por ele, o freelancer avalia o da sua empresa e, caso você seja um mau contratante, corre o risco de sofrer críticas que afastem os profissionais experientes do seu negócio e passe a contar com oferta de mão de obra menos qualificada.

Esteja certo de que os empregados do seu negócio saibam lidar com profissionais contratados temporariamente com o devido respeito e tenham consciência de que trabalhadores autônomos não estão sujeitos à hierarquia da sua empresa, mas em posição de parceria com ela.

Além do que, empresas familiares que estabelecem relações de compadrio entre seus membros podem não estar preparadas para lidar com esse tipo de contratação.

É necessário que o quadro de funcionários efetivos esteja atualizado em relação aos novos formatos das relações de trabalho no mercado contemporâneo e saiba conviver com formas de prestação de serviço que não envolvem relacionamentos pessoais e coleguismo.

Vantagens financeiras

Contratos temporários de trabalho isentam a empresa dos encargos trabalhistas exigidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), que garante ao trabalhador contratado formalmente direitos como férias,décimo terceiro salário, FGTS, etc.

Todas as despesas relativas à contratação com carteira de trabalho são evitadas, de modo que as obrigações da empresa com o funcionário ficam restritas ao estabelecido no contrato assinado por ambas as partes.

As contratações sazonais, portanto, oferecem vantagens e desvantagens a uma empresa, dependendo do contexto em que são efetuadas. O contratante deve estar atento às determinações legais para não correr o risco de sofrer processos na justiça do trabalho.

O que você achou desta postagem? Deixe o seu comentário e compartilhe conosco suas dúvidas e experiências!

Sobre o autor

Indianara Ferreira

DIRETORIA DE NEGÓCIO, GERÊNCIA COMERCIAL E MARKETING
Graduada em Administração de Empresas, Pós-Graduação em Primeira Gerência e Gestão de Negócios com Ênfase em Marketing e MBA em Trade Marketing– ESPM.

Deixar comentário.

Share This