Recrutamento e Seleção

Endomarketing: como investir na empresa para engajar funcionários?

endomarketing-como-investir-na-empresa-para-engajar-funcionarios.jpeg
Escrito por Indianara Ferreira

A cada dia as empresas procuram aumentar o engajamento de suas marcas com seus clientes. Várias ações e estratégias de marketing são planejadas para aumentar a percepção da marca e as vendas.

No entanto, uma atividade que é indispensável para o sucesso do negócio é tornar seus colaboradores verdadeiros embaixadores da marca. Para isso, é importante que ações de Endomarketing sejam elaboradas para que essa percepção comece dentro da própria empresa.

Nesse sentido, investir em ações internas para motivar os colaboradores, informar o que acontece na empresa e promover a participação de todos é fundamental na gestão de pessoas. Separamos para você 3 dicas sobre como investir na empresa para engajar funcionários. Acompanhe com a gente!

Comunicação a favor do Endomarketing

O Endomarketing é uma importante ferramenta de gestão de pessoas porque tem como função o alinhamento de toda a equipe para o alcance dos objetivos organizacionais. O principal benefício do Endomarketing para as organizações é a visão compartilhada dos objetivos da empresa e o engajamento das relações interpessoais, em que todos são clientes internos.

As organizações começam a criação de uma longa relação com o seu público interno a partir do momento em que criam e mantêm um canal aberto de comunicação com os colaboradores. Uma comunicação eficiente possibilita que as informações transitem nos dois sentidos da pirâmide organizacional, ou seja, de cima para baixo e de baixo para cima.

A responsabilidade da informação a ser comunicada ao público interno passa a ser da empresa, no entanto, transmiti-la no tempo certo, por meio de canais adequados, com coesão e transparência é função do Endomarketing. A direção da empresa deve ser honesta e transparente nas informações para criar um relacionamento de confiança com seu público interno.

Portanto, a utilização da informação pelo Endomarketing deve servir como ferramenta de aproximação entre a empresa e o funcionário.

Cultura x valores

É importante garantir que a cultura e os valores de uma organização sejam a base para a construção do Programa de Endomarketing, assim como a veracidade das informações e a propagação do conhecimento para que sirvam para a construção de um ambiente solidário, em que o foco seja o processo de aprendizagem constante para obtenção dos resultados esperados.

Dificilmente um profissional vai conseguir vender algo, seja um produto, uma ideia ou um serviço, desacreditando na importância do negócio para o qual trabalha. Desta forma, o Endomarketing também é voltado para que o cliente interno saiba mais sobre a organização em que atua.

Assim, o Endomarketing deve ser executado como um facilitador para a comunicação e integração, de modo que todos possam honrar suas tarefas com agilidade e motivação.

Comprometimento das áreas

Para o sucesso do Endomarketing na gestão de pessoas, é preciso destacar a importância do comprometimento de todos os setores da empresa e, em especial, a do gerente de Recursos Humanos. O gerente de RH tem um papel fundamental para que todos sigam na mesma direção, administrando os conflitos de forma que não ocorram desencontros de comunicação.

O Endomarketing é peça fundamental para a divulgação correta dos valores e objetivos da empresa, evitando, desta forma, que seja propagada uma imagem negativa da organização.

Se você gostou deste artigo sobre Endomarketing, assine nossa newsletter para receber nosso conteúdo em seu e-mail!

Sobre o autor

Indianara Ferreira

DIRETORIA DE NEGÓCIO, GERÊNCIA COMERCIAL E MARKETING
Graduada em Administração de Empresas, Pós-Graduação em Primeira Gerência e Gestão de Negócios com Ênfase em Marketing e MBA em Trade Marketing– ESPM.

Deixar comentário.

Share This