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Engajamento do consumidor: como as marcas podem aprimorá-lo?

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Escrito por Indianara Ferreira

O número crescente de informações torna mais difícil captar a atenção dos consumidores. Assim, para as empresas, não está fácil se comunicar com as pessoas.

Afinal, passamos por mudanças. Como clientes, nos tornamos mais exigentes, esperando por promoções, produtos com qualidade e atendimento rápido e que solucione nossos problemas.

Juntando esse contexto à grande concorrência da atualidade, o resultado é que, caso os clientes não sejam atendidos como esperam, eles procurarão por outras empresas que se preocupem com isso.

Portanto, no post de hoje, mostraremos como deve ser o relacionamento da marca com o consumidor, além da importância de estudar seus hábitos e de se relacionar com o cliente. Fique atento e boa leitura!

Relacionamento da marca com o consumidor

Para que exista um verdadeiro relacionamento da marca com o consumidor, é necessário que a empresa atue de forma significativa na vida do cliente e, assim, torne-se parte de seu dia a dia.

Para isso, a primeira ação deve ser entender como os produtos ou serviços da sua empresa são importantes para o cotidiano do público-alvo. De que forma aquilo que você oferece aprimora e/ou impacta a vida do consumidor? Descubra e valorize isso.

Estudo dos hábitos do cliente

É importante estudar os hábitos do consumidor para, a partir disso, focar nos locais em que é preciso se esforçar para melhorar os resultados.

O comportamento do cliente está ligado aos fatores diários de sua vida. Entender tais fatores ajudarão você a entender e decidir qual é a melhor abordagem para se comunicar com ele.

Tente compreender qual:

  • a idade do cliente;
  • o tipo de conteúdo com o qual ele mais interage;
  • a linguagem em que o cliente possui mais segurança para se comunicar;
  • a visão do comprador sobre humor nas perguntas e respostas.

Importância desse relacionamento para as empresas

As principais métricas de engajamento, como curtidas e comentários, conseguem medir apenas a vaidade. Por isso mesmo, elas podem ser chamadas de métricas de vaidade.

Dessa maneira, é fundamental levar em consideração mais do que essas métricas. Busque criar relacionamentos verdadeiros, além de compreender quais são as necessidades e problemas que os clientes possuem. Entenda também qual é a visão deles da sua marca, incluindo tanto os pontos positivos quanto os negativos.

Em vez de tentar criar ambientes de verdadeira comunicação com seus usuários, muitas empresas tentam obter apenas o engajamento. Nesse caso, os dados podem parecer positivos, mas não gerarão conversões, melhoria de serviços ou visibilidade da marca.

Promoção da marca

Segundo pesquisa do portal IG, a maior parte das pessoas que desejam manter relacionamentos com as empresas sempre as recomendam para outras pessoas.

Com isso, a promoção da marca pelos próprios consumidores cria um ciclo, fazendo com que o nome da empresa seja sempre divulgado entre família, amigos e colegas de trabalho. A mesma pesquisa mostrou que quase 60% desses clientes escolheram as marcas por indicações de parentes e amigos.

Viu só? Para conquistar a confiança desses usuários, é preciso estar próximo deles e entender seus desejos e necessidades. Afinal, antes de recomendar, o cliente precisa consumir o produto ou serviço e se sentir satisfeito com essa aquisição.

Melhorar os produtos

Compreender o comportamento, desejo e problemas do consumidor auxiliará sua empresa a melhorar os produtos e serviços oferecidos. Tal melhora se refletirá em mais vendas, maior engajamento e, por fim, em lucro.

Como aprimorar o engajamento do consumidor

A melhor forma de melhorar a interação entre usuário e empresa é criar um ambiente em que seus clientes se sintam à vontade. Após entender as práticas e estilo de vida deles, você deve:

  • criar conteúdo de qualidade nos modelos preferidos por seu público-alvo;
  • incentivar respostas a partir das descrições nas postagens;
  • gravar vídeos e conferências para aproximá-los da marca;
  • fazer enquetes que incentivem curtidas e comentários;
  • postar imagens e vídeos mostrando o dia a dia da empresa;
  • incentivar e responder a todas as perguntas, elogios, sugestões e críticas.

Com nossas dicas, você certamente otimizará o engajamento do consumidor com sua empresa! Agora, continue aprimorando sua gestão com as 4 técnicas de trade marketing, com as quais você vai melhorar o contato a partir dos canais de distribuição.

Sobre o autor

Indianara Ferreira

DIRETORIA DE NEGÓCIO, GERÊNCIA COMERCIAL E MARKETING
Graduada em Administração de Empresas, Pós-Graduação em Primeira Gerência e Gestão de Negócios com Ênfase em Marketing e MBA em Trade Marketing– ESPM.

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