Recrutamento e Seleção

Entenda a importância de um plano de cargos e salários na empresa

entenda-a-importancia-de-um-plano-de-cargos-e-salarios-na-empresa.jpeg
Escrito por Indianara Ferreira

Uma ferramenta muito utilizada pelas empresas na gestão de pessoas é o plano de cargos e salários. Com ela é possível melhorar o clima organizacional, engajar talentos, conquistar melhores resultados para a organização, entre outros benefícios.

O plano de cargos e salários consiste na descrição de cada função existente dentro de uma empresa e os salários correspondentes a ela. Desse modo, ele consiste em um importante instrumento tanto para a gestão de RH quanto para a área de finanças.

Nesse artigo vamos mostrar a importância de um plano de cargos e salários e como implantá-lo na empresa. Confira!

Importância do plano de cargos e salários

Auxiliar a seleção de novos profissionais

Ter um plano de cargos e salários ajuda no processo de recrutamento e seleção de novos profissionais adequados para a empresa. Tendo este instrumento em mãos é possível divulgar, no momento do recrutamento, as principais atribuições de um cargo e qual a remuneração para ele.

Desse modo, fica mais fácil atrair profissionais interessados tanto nas atividades de determinada função quanto em relação à faixa salarial ou aos benefícios concedidos.

Essa ferramenta facilita também o processo de seleção, possibilitando verificar se os candidatos se adéquam ao nível de conhecimento e experiência exigido para um determinado cargo.

Atração e engajamento de talentos

Esse instrumento pode também favorecer a atração e engajamento de talentos. Isso ocorre porque o plano de cargos e salários garante um equilíbrio da remuneração da empresa em relação ao mercado, o que contribui para atrair profissionais com bom nível de conhecimento teórico e técnico para atuar na organização.

Criar oportunidades de desenvolvimento

Com o plano de cargos e salários é possível proporcionar aos colaboradores oportunidades de crescimento dentro da empresa. A definição de um plano possibilita a ascensão dos profissionais de acordo com suas competências e habilidades.

Isso também serve como uma motivação para que os funcionários tenham um bom desempenho e assim possam desenvolver sua carreira dentro da empresa.

Deixar claro o que é esperado de cada profissional

O plano de cargos e salários descreve as funções, as atividades e deveres dos profissionais de cada cargo dentro da organização. Assim, fica nítido para um profissional o que é esperado dele na posição que ele ocupa. Essa é uma estratégia importante para traçar metas e objetivos dentro de cada cargo.

Como implantar o plano

O primeiro passo para implantá-lo é verificar os cargos já existentes na empresa e qual é o perfil profissional necessário para ocupar cada um deles. Depois de elencar todos os cargos existentes é necessário estabelecer para cada um as responsabilidades, a faixa salarial e o perfil técnico e comportamental.

As responsabilidades são as principais atividades que o profissional deverá realizar no cargo que ocupar. Já a faixa salarial consiste no intervalo entre o menor e maior valor que o profissional pode receber em determinado cargo.

Por último, o perfil técnico e comportamental consiste nas habilidades técnicas e traços comportamentais que o colaborador deve possuir para ocupar o cargo.

Agora você já conhece a importância de um plano de cargos e salários para a empresa e sabe uma maneira simples de implantá-lo. Gostou do post? Deixe um comentário sobre o assunto!

Sobre o autor

Indianara Ferreira

DIRETORIA DE NEGÓCIO, GERÊNCIA COMERCIAL E MARKETING
Graduada em Administração de Empresas, Pós-Graduação em Primeira Gerência e Gestão de Negócios com Ênfase em Marketing e MBA em Trade Marketing– ESPM.

Deixar comentário.

Share This