Recrutamento e Seleção

Entenda o sucesso da ação de Live Marketing da Nike

entenda-o-sucesso-da-acao-de-live-marketing-da-nike.jpeg
Escrito por Indianara Ferreira

O mercado publicitário atual é cheio de informações e de marcas tentando comunicar suas respectivas mensagens ao seu público de interesse. Por isso, a cada dia, o tempo que as marcas passam com o seu target tende a diminuir.

Para reverter esse quadro, criar formas inovadoras de comunicação vem se tornando cada vez mais necessário, e se fazer presente na vida do cliente se torna quase que uma obrigação.

Em meio a esse cenário, surge o conceito de live marketing, que promete mudar a forma como as marcas se relacionam com as pessoas. Uma marca que vem trabalhando bem essa ideia é a Nike, que sempre inova em suas ações de marketing.

Neste post, você conhecerá um pouco mais do conceito e entenderá mais sobre o live marketing da Nike. Confira!

O que é live marketing

Apesar de ser um conceito relativamente novo, ele vem sendo muito trabalhado, justamente por aproximar os clientes das marcas.

Live marketing se define basicamente em ações que estimulem os sentidos do target, de forma que ele perceba os produtos de maneira diferenciada. Essa ação proporciona melhores experiências de consumo e incentiva o engajamento, o que é fantástico e aumenta a visibilidade da mensagem publicitária que está sendo transmitida.

O que a Nike faz

A Nike, uma das maiores empresas do mundo no segmento esportivo, busca sempre inovar e manter essa proximidade com o público.

A marca investe em novas formas de marketing, proporcionando experiências únicas de consumo, como fazer com que os clientes se sintam atletas profissionais e criar laços afetivos entre a Nike e o consumidor.

Algumas ações feitas pela marca

Tênis ao vivo

Uma das ações mais legais do live marketing da Nike aconteceu na China, onde a marca usou um outdoor de maneira inusitada. Com o objetivo de demonstrar a tecnologia utilizada em um de seus calçados, a Nike fez um live painting, ou seja, um tênis foi criado ao vivo em um outdoor.

Essa ação chamou atenção de todos que passaram pela via onde o outdoor estava e, mesmo de forma inconsciente, aproximou emocionalmente os clientes da marca.

Experiência no PDV

Quando você entra em uma loja da Nike, independentemente da cidade ou do país, a experiência de consumo é única.

O ambiente é montado de uma maneira que estimule a prática de atividades físicas e os vendedores são quase consultores esportivos, que querem te ajudar a escolher os melhores produtos de acordo com o seu tipo físico e a atividade que será praticada.

Um exemplo disso é a existência de esteiras de corrida em algumas lojas, para que o cliente teste o tênis antes de comprá-lo. Também existem lojas onde esportistas profissionais estão à disposição para atender e aconselhar o cliente.

Tênis flutuante

A Nike da Argentina criou uma ação genial nos seus pontos de venda, na qual o Nike Air Max flutuava e ficava a 4cm do chão, tudo isso apenas com o sopro do consumidor.

Os clientes que participaram da ação ficaram surpresos e encantados com o tênis, o que aproximou mais uma vez a marca deles e de suas respectivas realidades: criar um laço emocional com o público é fundamental para o sucesso de uma ação de marketing.

Em um mundo onde tudo muda rapidamente, é importante se reinventar a toda hora, e o live marketing da Nike é uma prova de que isso pode ser feito de maneiras divertidas e criativas.

Aproximar-se do cliente se tornou quase que uma obrigação, e pensar estrategicamente acerca disso é um passo certeiro rumo ao sucesso de uma marca. Gostou do assunto? Curta nossa página no Facebook e fique por dentro das novas formas de inovar na comunicação!

Sobre o autor

Indianara Ferreira

DIRETORIA DE NEGÓCIO, GERÊNCIA COMERCIAL E MARKETING
Graduada em Administração de Empresas, Pós-Graduação em Primeira Gerência e Gestão de Negócios com Ênfase em Marketing e MBA em Trade Marketing– ESPM.

Deixar comentário.

Share This