Recrutamento e Seleção

Entrevista por competência: o que é e quais seus benefícios e resultados?

entrevista-por-competencia-o-que-e-e-quais-seus-beneficios-e-resultados.jpeg
Escrito por NVH

O processo seletivo de uma empresa é um de seus processos mais importantes. Em especial, a entrevista de emprego. É nela que a maior parte do currículo do candidato é colocada a prova. Um método muito comum para torná-la ainda mais eficiente é a entrevista de competência.

Este tipo de entrevista é voltada para uma avaliação direta das habilidades do candidato, tentando extrair o maior número possível de exemplos que comprovem suas capacidades. É um método bem comum hoje em dia e que tem gerado resultados consistentes em várias empresas.

Como uma entrevista por competência é conduzida?

1. Estabelecimento de parâmetros

Antes de começar a entrevista, é necessário estabelecer uma métrica para avaliar comparar os candidatos. Estabeleça alguns parâmetros, como competência profissional, organização, ética, criatividade, etc. Esses são os pontos que devem ser encontrados durante a entrevista, seja de forma quantitativa ou qualitativa.

2. Sem necessidade de currículos

Diferente de outros métodos, uma entrevista por competência não requer que o entrevistador leve o currículo do candidato para conferir os dados. Basta que ele tenha em mente as competências que deseja avaliar e conduza a conversa como achar necessário. Isso torna todo o processo mais simples e flexível.

3. Relatos reais

Este é o ponto chave nesse tipo de recrutamento. Em vez de aplicar mais testes, o entrevistador apenas pede que o candidato conte suas experiências. Nesse momento, ele destaca situações que reforcem determinadas competências, como habilidade de solução de problemas, ética e criatividade.

Vantagens da entrevista por competência

1. Avaliação mais profunda de competências

Ao permitir que o próprio candidato destaque suas habilidades e deixando o entrevistador livre para escolher como abordar os temas, a entrevista tende a ser bem mais profunda e fluida. Os pontos mais importantes tendem a emergir mais naturalmente, além de algumas informações que não seriam encontradas em um conjunto de testes tradicionais. Se já foram feitas outras filtragens, não é necessário repeti-las.

2. Processo adaptado para cada contexto

Esse tipo de entrevista também é muito mais flexível, pois o entrevistador pode desenvolver um roteiro baseado nas demandas mais específicas de cada vaga, escolhendo, assim, o profissional mais adequado para ela. Se um setor exige que o candidato tenha organização e pontualidade impecáveis, isso também pode ser avaliado durante a conversa. Se exige flexibilidade e pensamento rápido, as histórias do entrevistado podem ajudar a destacar em que grau ele possui estas habilidades.

3. Avaliação da parte técnica e humana

Como você já deve ter notado, uma entrevista por competência tente a humanizar ainda mais cada candidato. A parte técnica e empresarial continua sendo uma exigência padrão para a vaga. Mas se o entrevistado já passou pela filtragem de currículos, você não tem motivo para repetir a mesma avaliação durante a entrevista. Pelo contrário, é muito mais produtivo que você busque outros dados e habilidades que complementem a capacidade técnica.

Agora que você já conhece os benefícios da entrevista por competência, pode começar a adaptar e otimizar seu processo de seleção. Quer continuar recebendo nossas dicas? Então assine nossa newsletter e acompanhe nossos melhores conteúdos em primeira mão.

Sobre o autor

NVH

Deixar comentário.

Share This