Recrutamento e Seleção

Gestão de equipe: 5 dicas para aumentar a produtividade da sua!

gestao-de-equipe-5-dicas-para-aumentar-a-produtividade-da-sua.jpeg
Escrito por Indianara Ferreira

A produtividade da sua empresa está em suas mãos. Você já parou para pensar nisso? Com uma boa gestão de equipe e medidas simples, você pode melhorar os resultados, afinal, toda empresa é feita de pessoas — e pessoas, se bem guiadas, podem superar expectativas.

Quer saber como chegar lá? No post de hoje, separamos 5 dicas para você aumentar a produtividade com uma boa gestão de equipe. Acompanhe!

1. Valorize os funcionários

A falta de valorização é venenosa para a motivação e, consequentemente, um perigo para a produtividade. Por isso, tenha o cuidado de mostrar aos seus funcionários que você reconhece o valor deles.

Isso pode ser feito com gestos simples, como ouvir sugestões, dar abertura para elas, reconhecer os bons resultados, ou com ações mais amplas, como criar um ambiente de trabalho agradável, oferecer uma remuneração justa e respeito aos direitos dos funcionários.

2. Mantenha uma boa comunicação

Mantenha os canais abertos. A empresa deve oferecer aos funcionários informações claras, objetivas, transparentes, e deve permitir que eles se aproximem para expor suas ideias, necessidades, sugestões e até críticas.

Uma boa comunicação não apenas garante mais tranquilidade no ambiente de trabalho e efetividade nas atividades da empresa, mas também pode ser uma fonte de inovação — algumas das melhores ideias podem vir dos colaboradores.

3. Desenvolva a criatividade, incentivando o aprendizado

A criatividade é a habilidade de conectar ideias. Por isso, quanto mais ideias, melhor! E as ideias estão em todos os lugares: nos colegas de trabalho, nos livros, em filmes, nas ruas, em eventos de seu setor. Incentive os funcionários a realizarem atividades variadas, a conversarem entre si, a promoverem atividades para exercitar sua criatividade, como um bom brainstorm.

Crie programas e ações para incentivar o aprendizado constante. Você pode estabelecer convênios com instituições de ensino, realizar cursos na empresa ou pode investir em ideias mais simples e acessíveis, como manter uma biblioteca com livros sobre sua área de atuação.

O aprendizado não apenas qualifica seus funcionários, mas também traz novas ideias, desde produtos ou serviços até métodos para otimizar as atividades já desempenhadas.

4. Incentive o trabalho em equipe

É importante que seus colaboradores tenham a noção de equipe, de que todos na empresa são importantes dentro de suas funções e habilidades. Trate seus colaboradores como um time, mostre a eles caminhos para se ajudarem, ressalte a importância de cada um no processo. E, mais importante: divida os resultados de suas empreitadas, tanto os bons quanto os ruins.

Os sucessos devem ser comemorados em grupo e parabenizados também. Já os fracassos não devem se tornar uma busca por culpados, mas sim, por formas de melhorar em conjunto.

Também é extremamente importante que cada membro da equipe tenha suas funções muito bem definidas. Isso não apenas evita que pessoas trabalhem demais ou de menos, mas também garante que, em caso de problemas, você saiba quem procurar. E isso vale especialmente para o líder, que deve não apenas dar ordens, mas inspirar, motivar e trazer segurança.

5. Cultive um bom ambiente de trabalho

E não estamos falando apenas de manter um ambiente agradável na empresa, organizado, funcional e com bom relacionamento entre colaboradores. O ambiente de trabalho precisa oferecer todas as condições para que profissionais desenvolvam todo seu potencial e realizem seu trabalho da melhor forma.

Eles precisam de uma boa infraestrutura, abertura para testar novas ideias, processos práticos e rápidos, para que não haja atraso nos trabalhos ou desmotivação. As coisas precisam fluir para que a produtividade flua também!

Aumentar a produtividade é mais simples do que você imagina. Agora que você já conhece algumas das melhores técnicas de gestão de equipe, que tal colocá-las em prática? Acompanhe nossos perfis no Facebook e LinkedIn e não perca nossas atualizações!

Sobre o autor

Indianara Ferreira

DIRETORIA DE NEGÓCIO, GERÊNCIA COMERCIAL E MARKETING
Graduada em Administração de Empresas, Pós-Graduação em Primeira Gerência e Gestão de Negócios com Ênfase em Marketing e MBA em Trade Marketing– ESPM.

Deixar comentário.

Share This