Recrutamento e Seleção

Glossário de mercado: 8 termos que você precisa dominar

glossario-de-mercado-8-termos-que-voce-precisa-dominar.jpeg
Escrito por Indianara Ferreira

Há inúmeros termos de mercado dentro do universo corporativo e, muitas vezes, até os profissionais mais experientes ficam em dúvida sobre o significado deles.

Essas expressões, que na maioria das vezes estão em inglês, são comuns na rotina de profissionais de RH e de outras áreas relacionadas à administração do negócio, por isso é importante saber empregá-las corretamente. Abaixo, montamos um pequeno glossário com os principais termos utilizados. Confira!

Quais são os principais termos de mercado?

1. Outsourcing

Essa palavra indica a terceirização de atividades de uma organização. No entanto, outsourcing significa mais de que contratar mão de obra externa para realizar serviços específicos. Ela está relacionado a uma terceirização estratégica com o objetivo de reduzir os custos e aumentar a produtividade.

Qualquer área da empresa que não envolva sua finalidade principal, mas que seja fundamental para o negócio, pode entrar nesse processo. É o caso da contratação de fornecedores especializados em TI ou consultoria de recrutamento e seleção, por exemplo.

2. Hunting

Esse termo tem como tradução a palavra caça e está relacionada a busca por talentos. A atividade de hunting visa preencher cargos estratégicos como coordenadores, gerentes e diretores. Ela pode ser feita internamente por profissionais capacitados ou com ajuda de uma consultoria externa.

3. Outplacement

É um procedimento realizado pelas empresas para diminuir o impacto da demissão na vida de profissionais. Outplacement é uma forma de oferecer apoio ao colaborador dispensado para facilitar a sua recolocação no mercado de trabalho. Geralmente, isso é feito pela área de RH ou em conjunto com consultorias especializadas.

4. Coaching

Esse é um termo de mercado bastante utilizado atualmente. De forma resumida, trata-se de um treinamento para desenvolvimento tanto pessoal quanto profissional.

Por meio de técnicas e ferramentas, o coaching busca estimular o participante para que ele possa conquistar o autoconhecimento, aprimorar as habilidades e conseguir resultados efetivos em sua vida.

5. Assessment

Assessment é uma forma de avaliação que possibilita identificar a personalidade, a competência e o potencial de cada pessoa. Essa ferramenta é aplicada em processo de seleção, promoção, planejamento de carreira, diagnóstico, etc. e visa alinhar os profissionais às necessidades da equipe e aos valores empresariais.

6. Downsizing

Essa palavra está relacionada à redução de colaboradores e níveis hierárquicos dentro de uma organização. O objetivo é aproximar as áreas para facilitar a comunicação e a tomada de decisão.

7. Benchmarking

É um processo para a busca das melhores práticas dentro de cada segmento de atuação. As empresas que realizam benchmarking fazem uma análise contínua do seu negócio e da concorrência para identificar pontos de melhorias e maneiras de se diferenciar no mercado.

8. Job Rotation

Essa expressão pode ser traduzida com rodízio de função. Consiste na capacitação do profissional para atuar em diferentes áreas dentro da empresa.

É uma prática bastante empregada nos programas de trainee, contribuindo para que o jovem contratado conheça todas as atividades e adquira uma visão estratégica da organização.

De tempos em tempos, surgem novos termos de mercado e é importante conhecer o significado dessas expressões para garantir uma boa comunicação, mantendo-se atualizado sobre sua área de atuação.

Você achou o assunto interessante? Então, compartilhe este texto nas redes sociais e ajude seus colegas de trabalho a se atualizarem sobre os termos de mercado!

Sobre o autor

Indianara Ferreira

DIRETORIA DE NEGÓCIO, GERÊNCIA COMERCIAL E MARKETING
Graduada em Administração de Empresas, Pós-Graduação em Primeira Gerência e Gestão de Negócios com Ênfase em Marketing e MBA em Trade Marketing– ESPM.

Deixar comentário.

Share This