Field Marketing

Live Marketing: as melhores experiências no PDV!

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Escrito por Indianara Ferreira

Motivos para fazer do PDV (Ponto de Venda) um local especial para sua marca não faltam. Além do objetivo primário, que é gerar vendas e, muitas vezes, por impulso, também pode ser o momento de ir muito além, fazer sua marca brilhar e produzir dados importantes para a Inteligência de Marketing da sua empresa.

Imagine uma situação na qual você pode gerar experimentação do seu produto, experiência positiva com a sua marca, vender e ainda captar dados para a criação de um novo mailling. Parece sonho, mas é exatamente isso que o Live Marketing proporciona para sua empresa.

Existem algumas formas criativas que podem ajudar sua marca a usar o Live Marketing para proporcionar as melhores experiências no PDV. Confira!

1. Use a tecnologia em seu favor, e não contra você

Os displays tecnológicos possuem, por si só, um magnetismo natural com quase todos os tipos de público. Eles dão credibilidade à sua marca e passam a ideia de sofisticação para o seu produto, gerando um Share Of Mind inigualável. Para que isso seja eficaz, o conteúdo tem de ser bem desenvolvido, não focando apenas na marca ou no produto, mas no life style do seu público-alvo.

2. Não deixe o display ofuscar seu produto

Existem displays que realmente chamam a atenção pelo design e cenografia. Mas, ao se aproximar deles, o consumidor fica tão maravilhado com o display que seu produto fica em segundo plano. Faz-se necessário que haja uma simbiose entre o produto e seu meio de apresentação, garantindo que a mensagem dos features do produto seja entregue.

3. Pense em um programa de relacionamento simples

Programas de relacionamento existem aos montes, mas você já pensou em um programa no qual o seu target perceba na hora a vantagem? Ou que tenha muito menos steps para resgate de prêmios ou pontos? Quanto mais complicado for o mecanismo, menos interessante para o consumidor, que verá o programa como mero oportunismo. Portanto, simplifique os processos e faça com que o cliente veja claramente as vantagens do programa.

4. Dê vantagens a seus colaboradores

Seu maior ativo ainda continua sendo as pessoas. Vendedores, balconistas e promotores são os maiores influenciadores na hora da compra no PDV. Esse pessoal que se entrega durante horas por dia precisa estar bem treinado, motivado e capacitado. Isso pode ser o diferencial entre uma receita positiva e uma receita acima das metas.

Invista em ações de compre e ganhe, troca de brindes, mas permita que seus colaboradores também tenham vantagens com estas ações. São eles quem fazem o Live Marketing e as melhores experiências no PDV.

Em todas estas oportunidades você ganhou a coisa mais preciosa que seu cliente pode disponibilizar, além do dinheiro na carteira: tempo de qualidade. Com isso, a atualização de um cadastro com número de telefone e e-mail pode vir a ser o start que você precisa para uma campanha assertiva.

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Sobre o autor

Indianara Ferreira

DIRETORIA DE NEGÓCIO, GERÊNCIA COMERCIAL E MARKETING
Graduada em Administração de Empresas, Pós-Graduação em Primeira Gerência e Gestão de Negócios com Ênfase em Marketing e MBA em Trade Marketing– ESPM.

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