Field Marketing

Live marketing: entenda essa tendência do Omnichannel

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Escrito por Indianara Ferreira

Uma das últimas novidades do Omnichannel, o Live Marketing, tem ganhado cada vez mais adeptos nas redes varejistas. Não é à toa! A técnica consiste em oferecer uma experiência de compra única e inesquecível para o cliente e, dessa forma, elevar os índices de retenção, tão difíceis de conseguir nos dias de hoje.

Em um cenário de pressão por resultados e alta concorrência, promover a convergência de todos os canais utilizados pela sua empresa com o Live Marketing pode ser uma vantagem competitiva. Por isso, separamos nesse artigo as vantagens da utilização dessa estratégia. Confira:

O Live Marketing promove o engajamento com as marcas 

Nesta última década, o marketing promocional que conhecemos foi dando espaço ao Live Marketing, uma estratégia que busca estabelecer uma experiência mais envolvente com os consumidores. Isso acontece por meio de ações interativas ou sensoriais que promovam um diálogo entre os consumidores e as marcas. A AMPRO estima que os investimentos na área devam crescer nos próximos anos.

Com um pouco de criatividade e ambientação adequada é possível realizar ações de Live Marketing na sua loja e diversos outros locais sem precisar utilizar grandes orçamentos. Essa iniciativa vai promover o relacionamento do seu cliente no PDV:

Por meio de experiências sensoriais

Um exemplo disso é a marca Melissa, que promove uma experiência sensorial olfativa para o cliente que entra nos seus pontos de venda. Nenhuma outra loja oferecerá a mesma sensação que o consumidor tem ao entrar nas lojas da marca.

Por meio de personalização do PDV

Com bar e decoração retrô, as barbearias estão se tornando um novo espaço de entretenimento e convivência para os homens. Além do cuidado com o cabelo e a barba, as barber shops ainda mantêm uma agenda de eventos, como a transmissão de jogos e exposições. Tudo pensando de maneira a proporcionar uma experiência positiva para o cliente dentro das lojas.

Gera valor para a sua marca

Muito além das vendas, ações de Live Marketing contribuem para gerar valor para a sua marca. Dessa forma, você tem a possibilidade de cobrar mais pelo seu produto ou serviço e faz com que ele seja lembrado e associado à experiência que você proporciona.

Oferece uma experiência única de compra

O público está sempre em busca de entretenimento, e conseguir atingir um cliente em potencial em um momento desses é uma das premissas da estratégia do Live Marketing.

Os consumidores, quando estão envolvidos com atividades que lhes conferem prazer, estão mais propensos a estabelecer um envolvimento com a marca e, consequentemente, optar pela compra do produto.

Uma marca que conseguiu proporcionar uma experiência única de compra foi a Parmalat, que registrou um aumento de 80% no reconhecimento da marca no mercado do leite depois da campanha de Live Marketing “Mamíferos”.

Possibilita unir diversas plataformas

Integrar ações físicas e virtuais é uma proposta do Omnichannel, uma tendência de varejo que estimula a convergência entre os canais utilizados pela sua empresa.

Com ações de Live Marketing, você pode aproveitar seus outros canais para potencializar o alcance da sua estratégia. Dessa forma, consegue atingir ao mesmo tempo um público local e ganhar cada vez mais visibilidade e prestígio no mercado.

Agora que você já entende o conceito de Live Marketing, fique por dentro das tendências e inovações da área, assinando nossa newsletter!

Sobre o autor

Indianara Ferreira

DIRETORIA DE NEGÓCIO, GERÊNCIA COMERCIAL E MARKETING
Graduada em Administração de Empresas, Pós-Graduação em Primeira Gerência e Gestão de Negócios com Ênfase em Marketing e MBA em Trade Marketing– ESPM.

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