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Marketing Digital: entenda qual sua relação com o PDV

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Escrito por NVH

A integração entre marketing Digital e PDV é uma tendência que ainda pode ser explorada de diferentes formas, pois nem todas foram inventadas ou aplicadas.

Vamos falar sobre a ideia de integração dos canais on e off e como ela vem sendo aplicada. Com base nessas informações terá a grande oportunidade de usar sua criatividade e desenvolver um modelo para aplicar no seu caso, favorecendo a recompra e melhorando a experiência de compra.

Consequentemente, vai colher resultados em relação a sua marca e com o engajamento do cliente. Basta seguir com a leitura!

Por que integrar marketing digital e PDV?

Os canais digitais permitem que o cliente pesquise antes da compra, o que tem se tornado um hábito cada vez mais comum, por isso, nenhuma loja é apenas seu espaço físico. A experiência de compra ocorre de forma continuada em todos os canais disponíveis.

Além disso, canais integrados permitem trazer novos clientes para a sua loja e manter relacionamento com seus clientes habituais. Se você também vende por meio da internet, a estratégia é especialmente interessante para estimular a recompra.

Considere também que a quantidade de informações disponíveis sobre seu cliente na internet é muito maior e, além disso, ainda é possível mensurar as ações com a utilização de várias métricas. Isso ajuda a entender melhor o cliente e saber exatamente o que mais importa para ele.

Essas informações podem inspirar e ajudar a direcionar ações no seu PDV, potencializando os resultados. Quando existe continuidade e coerência entre as ações e a mensagem transmitida nos seus canais, o cliente assimila mais facilmente o posicionamento da sua marca e cada detalhe do seu serviço.

Como integrar marketing digital e PDV?

Para implantar uma boa integração você pode, por exemplo, usar as redes sociais para promover a loja física, estimulando a ida do seu público digital ao seu estabelecimento. Também pode fazer o inverso; promovendo sua presença digital para o seu público presencial.

Cupons de desconto são um bom estimulo promocional, mas você também pode recorrer a alternativas como o live marketing para aproveitar a sugestão do parágrafo anterior.

Outra ação interessante é cadastrar os clientes que estão comprando pessoalmente em listas de marketing digital. Dessa forma, estará usando conjuntamente os dois canais como ferramentas de relacionamento com o consumidor.

Isso lhe permite usar recursos tecnológicos que só estão disponíveis para o canal digital e automatizar parte de suas ações de relacionamento e, melhor ainda, pode fazer isso de forma segmentada, de acordo com os vários perfis de cliente, suas preferências, faixa etária, renda e outros dados demográficos.

Mudanças, novidades e promoções podem ser facilmente comunicadas por meio do envio de e-mail, por exemplo, algo muito mais difícil de fazer na loja. Ainda que use de cartazes, panfletos ou outro meio, nem sempre eles são vistos ou recebem a atenção devida, principalmente por parte dos mais apressados.

Mas as possibilidades não param por aí, as companhias aéreas são um ótimo exemplo de o quanto longe podemos ir com a integração. Atualmente é possível usar os terminais instalados nos aeroportos para agilizar o check-in, o que proporciona uma melhor experiência para o usuário do serviço e diminui custos operacionais.

Em alguns países você já encontra “gôndolas virtuais” instaladas em estações de metrô, ou seja; estão levando o PDV onde o cliente está com o uso da tecnologia de venda on-line de uma forma similar a da loja.

Para concluir, vale ressaltar que unir marketing Digital e PDV está se tornando uma questão de sobrevivência, negligenciar essa oportunidade é deixar que a concorrência a aproveite sozinha. Como a velocidade com que o consumidor incorpora o uso dos meios digitais é enorme, quem não se modernizar certamente vai perder mercado.

Mas esse não é o único tema que gostaríamos de compartilhar com você, confira a postagem: “Aumentar o sell in e sell out com a ajuda de uma empresa especializada”.

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