Recrutamento e Seleção

Os jovens e o mercado de trabalho: entenda essa relação!

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Escrito por Indianara Ferreira

O mercado de trabalho está cada vez mais acirrado e procurando profissionais inovadores. Neste contexto, os jovens da geração Y podem ser bastante úteis. Eles entendem mais de tecnologia, gostam de trabalhar em grupo e estão sempre “antenados”. Essas são algumas das características que não podem ser desperdiçadas pelas empresas.

Então como lidar com jovens dessa geração? Acompanhe este texto e descubra 3 maneiras primordiais de administrar esse público no mercado de trabalho. Confira!

Não apresente uma vaga de emprego, mas um conjunto de projetos

As pessoas que nasceram antes da geração Y enxergavam o emprego unicamente como forma de subsistência. Já esta nova geração, diante de tantas ofertas de trabalho e possibilidades, vê o emprego como oportunidade de formar ou reforçar a sua identidade.

Neste sentido, em um processo seletivo, é importante não dizer apenas sobre os benefícios imediatos de uma cargo, tais como salários e responsabilidades. Para conquistar um candidato da geração Y, é preciso falar dos projetos e do quanto ele pode crescer pessoalmente com a empresa.

Até porque eles olham além da remuneração. Eles costumam preferir ganhar menos em um emprego no qual os seus objetivos e crenças pessoais sejam melhor atendidos.

Coloque jovens da geração Y para trabalhar em conjunto

Perfeitamente acostumados com as interações tecnológicas e aquelas propiciadas pelo mundo da internet, os jovens da geração Y adoram trabalhar em colaboração. E as empresas têm aproveitado dessas características para a gestão de equipes, formando grupos multidisciplinares e, consequentemente, mais criativos e de alta produtividade.

Neste sentido, evite apresentar a esse grupo estruturas de trabalho demasiadamente enrijecidas, tais como organograma em pirâmide. Eles se sentem mais estimulados a trabalhar quando podem participar em conjunto.

Além do mais, eles têm grande capacidade de pesquisar e descobrir informações. E trabalhando em colaboração, esses profissionais dividem seus repertórios de saber com os outros membros da equipe, elaborando um produto ou serviço mais arrojado.

Desafie os jovens no mercado de trabalho

Um jovem da geração Y que recebe da empresa tarefas muito previsíveis e automatizadas, logo vai pedir dispensa do cargo, aumentando as estatísticas de turnover da organização. Isso porque as pessoas da geração Y gostam de ser desafiadas e não se animam com atividades que as façam se acomodar.

Por isso, ofereça tarefas mais ousadas para esses profissionais. Explique os objetivos principais e sempre os estimule a ir além de resultados óbvios. Eles gostam de saber que têm um grande potencial e são criativos.

Também não deixe de dar um feedback mais pontual, já que o público da geração Y prefere saber em que exatamente erraram do que receber uma avaliação superficial do tipo “não foi bom desta vez”. Dessa maneira, eles conseguem se engajar em busca de melhorias.

Essas são algumas abordagens que devem ser feitas com jovens da geração Y no mercado de trabalho. Além desses aspectos, é também importante destacar os valores presentes nesta geração na cultura organizacional. Assim, eles vão se sentir bem ambientados à estrutura da empresa em que trabalham.

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Sobre o autor

Indianara Ferreira

DIRETORIA DE NEGÓCIO, GERÊNCIA COMERCIAL E MARKETING
Graduada em Administração de Empresas, Pós-Graduação em Primeira Gerência e Gestão de Negócios com Ênfase em Marketing e MBA em Trade Marketing– ESPM.

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