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Pesquisa de clima organizacional: saiba qual a sua importância

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Escrito por Indianara Ferreira

Colaboradores qualificados e motivados a produzir cada vez mais e melhor são muito mais que um time de funcionários, mas um diferencial estratégico que nenhuma empresa concorrente consegue copiar.

Enxergando a importância de valorizar o público interno, as empresas de portes e setores diversos ampliam cada vez mais os investimentos (de tempo e dinheiro) na satisfação de seu Capital Humano e na consequente construção de um clima organizacional positivo, que promove o crescimento da empresa e dos profissionais que atuam nela.

Só é possível construir um bom clima organizacional quando as empresas dão voz a seus colaboradores, escutam o que eles têm a dizer para, então, traçar planos de ação e construir um ambiente produtivo. Entre as ferramentas mais eficientes para ouvir a voz do colaborador, está a pesquisa de clima organizacional. Saiba mais!

Clima organizacional é pilar estratégico

O clima organizacional é o conjunto de percepções que os colaboradores têm a respeito da empresa — por meio da experiência prática, políticas, estrutura, sistemas, comunicações, gestores — e a consequente reação das pessoas a tais percepções.

Essa reação impacta diretamente na motivação e comportamento das pessoas dentro da empresa e, por isso, o clima organizacional está entre os pilares estratégicos de crescimento de qualquer empresa. Afinal, colaborador motivado não muda de emprego facilmente, tem orgulho do que faz, entende a sua importância e está engajado com os objetivos de negócio da equipe e da empresa.

Pesquisa de clima organizacional como diferencial competitivo

A pesquisa é uma das formas mais efetivas de medir e acompanhar a evolução do clima organizacional por meio de um instrumento que mede o grau de satisfação e motivação dos times em relação às suas atividades, à área e à empresa como um todo.

Como resultado da adequada aplicação de uma boa pesquisa de clima, a empresa terá indicadores sólidos sobre a percepção do seu time a respeito da organização como um todo, se ela valoriza seus colaboradores e se promove um ambiente agradável e criativo para se trabalhar. Com tais dados é possível destacar os pontos mais críticos e trabalhar em planos de ação para reverter os problemas detectados.

Pesquisa que mensura motivação e engajamento

A pesquisa de clima possibilita que as empresas avaliem a percepção dos colaboradores em diversos assuntos intimamente ligados ao sucesso da empresa. Entre eles:

  • A empresa é um bom local para trabalhar?
  • Quais fatores motivam e quais desmotivam as pessoas?
  • Qual a percepção dos colaboradores quanto às políticas de gestão de pessoas?
  • Qual é a percepção dos colaboradores a respeito dos gestores?
  • Eles delegam bem?
  • Toda a equipe se sente trabalhando com foco um objetivo comum?

Sucesso depende de planejamento e divulgação

O sucesso de uma pesquisa de clima depende de alguns pontos essenciais a serem seguidos pelas empresas:

  • Alinhamento: diretores e acionistas devem estar alinhados e sensibilizados quanto à importância da pesquisa para a empresa;
  • Confidencialidade: se os colaboradores não confiarem que as respostas serão confidenciais, a pesquisa não trará resultados reais;
  • Divulgação: os critérios da pesquisa e os resultados devem ser claramente divulgados, caso contrário os colaboradores deixam de confiar no processo;
  • Monitoramento: reaplique a pesquisa a cada ano para comparar resultados e vincular melhorias às metas dos gestores.

Resultados são terreno fértil para a melhoria contínua

Há diferentes metodologias de pesquisa oferecidas pelas consultorias de RH, mas todas elas resultarão em indicadores de como está o clima de sua empresa. Com esses resultados em mãos é que o verdadeiro trabalho estratégico começa: mapear os pontos críticos, realizar reuniões com as áreas, trabalhar junto com elas na busca de solução para os problemas encontrados, montar planos de ação com prazos e responsáveis.

O resultado de uma pesquisa de clima organizacional é terreno fértil para propor mudanças, inovação, melhorar a produtividade, repensar benefícios, comunicação, competências avaliadas, metas… Um trabalho de transformação coordenado pela equipe de gestão de pessoas, mas assumido por cada área da empresa.

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Sobre o autor

Indianara Ferreira

DIRETORIA DE NEGÓCIO, GERÊNCIA COMERCIAL E MARKETING
Graduada em Administração de Empresas, Pós-Graduação em Primeira Gerência e Gestão de Negócios com Ênfase em Marketing e MBA em Trade Marketing– ESPM.

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