Recrutamento e Seleção

Processos de recrutamento: o que é necessário para estruturar?

processos-de-recrutamento-o-que-e-necessario-para-estruturar.jpeg
Escrito por Indianara Ferreira

A escolha dos profissionais adequados é um dos fatores que garantem o sucesso de uma empresa. Contratações equivocadas geram problemas com turnover e gastos com novos processos de seleção. Para evitar esses problemas, é essencial que os processos de recrutamento sejam acertados. 

Estruturar o recrutamento é importante para alcançar os resultados desejados e garantir sucesso nas contratações. Dessa maneira, é possível acompanhar cada etapa de maneira precisa, identificando os melhores candidatos a cada etapa.

Estruture os processos de recrutamento em 6 passos 

Para ajudar nesse processo, elencamos 6 passos que vão estruturar o recrutamento e possibilitar uma escolha mais acertada: 

1. Descrição do cargo 

É realizada a identificação e descrição da vaga oferecida, que deve indicar claramente todas as atividades que serão exercidas naquela função. 

2. Identificação do perfil do profissional 

Nesse momento, a empresa procura identificar quais qualidades o candidato deve ter para desenvolver a função de maneira satisfatória. Essas características englobam os aspectos técnicos, mas também de personalidade. De cada 5 demissões, 3 são motivadas por questões comportamentais, então é importante levar em consideração o tipo de pessoa que se encaixa melhor com a cultura da empresa

3. Divulgação da vaga 

É a hora de divulgar a vaga nos canais que mais condizem com o perfil profissional que a empresa busca. Essa vaga pode ser exposta em murais de faculdade, redes sociais, anúncios de jornal etc. 

4. Triagem de currículos 

Nessa etapa do recrutamento, é hora de selecionar os currículos que atendem às especificações gerais e técnicas da vaga. 

5. Aplicação de entrevistas e testes 

Esse é um dos momentos mais delicados do processo. Durante as entrevistas, as informações indicadas no currículo podem ser confirmadas. É também o momento de avaliar se o profissional atende ao perfil de comportamento desejado pela empresa. Nessa fase, podem ser realizados testes psicológicos e dinâmicas de grupo.

6. Escolha do novo funcionário

De posse dessas informações, é possível selecionar o profissional mais adequado às necessidades da empresa. 

Conte com a ajuda de profissionais qualificados

Detalhes importantes podem passar despercebidos durante o processo de seleção. Para evitar erros, procure contar com profissionais experientes para ajudar nessa tarefa – eles têm condições de checar incoerências entre o currículo e a entrevista e conseguem identificar o candidato mais próximo do perfil desejado.

Durante a entrevista, a empresa também está sendo avaliada pelos candidatos. É importante passar uma boa imagem desde esse primeiro contato, enfatizando a cultura organizacional. Esse detalhe é muito importante na hora de atrair os melhores talentos. 

Use a tecnologia

A tecnologia pode exercer um papel importante durante a seleção de funcionários, ajudando a identificar os melhores talentos. Pode ser realizado um recrutamento ativo: em vez de escolher apenas pelos candidatos que mandarem currículos para a vaga, podem ser selecionados profissionais que não estão em busca de uma nova colocação mas que se encaixam no perfil que a empresa procura. 

A tecnologia também pode ajudar a fazer um levantamento de potencialidades e definição de perfis, dando mais transparência ao processo de recrutamento e garantindo uma seleção acertada, além de ajudar na análise de dados.

Gostou das dicas para melhorar a seleção de funcionários? Entre em contato conosco e conheça os serviços que vão ajudar a escolher os melhores talentos.

Sobre o autor

Indianara Ferreira

DIRETORIA DE NEGÓCIO, GERÊNCIA COMERCIAL E MARKETING
Graduada em Administração de Empresas, Pós-Graduação em Primeira Gerência e Gestão de Negócios com Ênfase em Marketing e MBA em Trade Marketing– ESPM.

Deixar comentário.

Share This