Recrutamento e Seleção

Promotor de vendas: como criar estratégias para vender mais?

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Escrito por Indianara Ferreira

Cada vez mais, as empresas buscam formas de conquistar seus clientes, inovando em seus produtos e serviços, criando novos sabores, tamanhos, identidades e benefícios. Devido à grande concorrência, as ações no ponto de venda têm se tornado mais importantes e relevantes no processo de decisão dos consumidores, tornando o uso de um promotor de vendas uma estratégia atrativa para as empresas.

O uso dessa estratégia influencia diretamente nas vendas da companhia, normalmente, aumentando seus resultados, se feita da forma correta. A escolha de um promotor e sua atuação no ponto de venda não são tarefas simples. É de responsabilidade da área de trade marketing da empresa dedicar tempo e atenção a essa atividade.

Pensando nisso, colocamos aqui as principais informações sobre como usar um promotor de vendas na sua empresa e ter melhores resultados com isso! Confira!

O que é um promotor de vendas?

Um promotor de vendas é um funcionário da empresa que trabalha exclusivamente no ponto de vendas, com o objetivo de auxiliar nas vendas, por meio da promoção da marca entre os clientes. 

Eles podem ser usados de forma constante ou em contrato temporário, como em ações específicas  por exemplo, no lançamento de um novo produto —, a fim de incentivar a interação do cliente com a marca.

Quais atividades o promotor exerce?

Existem diversas atividades que podem ser atribuídas ao promotor de vendas e ele pode atuar em diversas unidades onde a marca é vendida. Listamos, abaixo, as principais ações feitas por eles:

  • distribuição de amostras grátis;
  • experimentação no ponto de venda;
  • reposição de produtos;
  • aplicação de materiais de comunicação (banners, placas, etc.);
  • construção de ponto extra (ilhas).

Nas ações de distribuição de amostra e experimentação, o promotor de vendas precisa estar treinado e capacitado para criar engajamento ao falar com os clientes, passando a mensagem que a empresa quer e criando uma experiência positiva com os consumidores.

Por que usar um promotor?

Como você viu, os promotores apresentam um papel essencial no ponto de venda, incentivando a interação dos consumidores com sua marca, o que muitas vezes termina em vendas. Em casos em que não há venda, a lembrança da marca na mente do consumidor é reforçada, e se a experiência foi positiva, isso é atrelado à sua empresa e ao relacionamento construído. Esses são motivos claros para adotar essa estratégia.

Além disso, como falamos, o mercado está cada vez mais competitivo, e a decisão do cliente no ponto de venda pode ser influenciada por pequenos detalhes, logo, a presença do promotor como incentivo final pode ser a chave para que sua empresa seja a escolha dos consumidores.

Outro ponto positivo é que o investimento não é alto, e é fácil mensurar seu retorno. Para isso, basta comparar o desempenho de antes e depois de uma ação em condições semelhantes. 

Por exemplo, considere duas lojas que vendem a mesma média de produtos. Você quer avaliar se a experimentação incentiva as vendas, então, utiliza o promotor em uma delas e, após um período estipulado, basta analisar o resultado em ambas as lojas. Para valer a pena, as vendas no ponto de venda com a experimentação devem não apenas ser superiores, mas também apresentarem resultados que pagam o custo do promotor e da ação.

Como contratar o promotor de vendas ideal?

O processo para encontrar os melhores promotores para o seu estabelecimento não é algo simples. Muitos profissionais de venda não se identificam com as tarefas da posição e não demonstram interesse por ela. Portanto, sua contratação deve ser diferente, mesmo que eles façam parte da equipe de vendas.

Para facilitar o processo, a empresa pode optar por usar a escolha de uma companhia especializada. Hoje, existem empresas que são especializadas no recrutamento e seleção de profissionais para ações de ponto de venda, além de auxiliarem na construção da estratégia a ser usada, alinhando-a aos seus objetivos.

Essa é a melhor opção para quem quer encontrar bons profissionais, de forma mais rápida e com pouco investimento.

Entendeu como um promotor de vendas pode ser a diferença nas suas ações de trade marketing? Então entre em contato com a NVH e encontre os melhores promotores para o seu negócio!

Sobre o autor

Indianara Ferreira

DIRETORIA DE NEGÓCIO, GERÊNCIA COMERCIAL E MARKETING
Graduada em Administração de Empresas, Pós-Graduação em Primeira Gerência e Gestão de Negócios com Ênfase em Marketing e MBA em Trade Marketing– ESPM.

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