Recrutamento e Seleção

Quais os benefícios dos trainees para a empresa e os funcionários?

quais-os-beneficios-dos-trainees-para-a-empresa-e-os-funcionarios.jpeg
Escrito por Indianara Ferreira

Uma empresa sabe que necessita de inovação para sobreviver no mercado. Mas de que forma é possível modificar processos e ações com qualidade e no tempo certo?

Uma resposta para essa pergunta é investir na formação de novos colaboradores. Hoje, são bastante valorizados os benefícios dos trainees para as corporações e os demais empregados.

É um grande equívoco pensar que o trainee é um estagiário de luxo. Ele é um funcionário que passa por um treinamento bastante estruturado, que consiste em prepará-lo para gerar resultados positivos para a empresa e ocupar cargos de gestão em médio e longo prazos.

Neste post, vamos abordar as vantagens que os trainees e as organizações obtêm com programas de qualificação profissional, que priorizam a melhoria dos resultados e da gestão. Confira!

Bônus para a carreira

Para os participantes, um treinamento com foco na preparação de um futuro gestor proporciona bônus valiosos para a carreira. Dentre eles estão:

  •  adquirir conhecimento global sobre a organização, passando por diversas unidades do negócio e participando de projetos estratégicos;
  • chance de ter desenvolvimento acelerado na carreira. O reconhecimento profissional é muito importante para manter o empregado motivado;
  • trabalhar com pessoas em diferentes situações, o que ajuda no amadurecimento e na convivência com a pressão;
  • desenvolver o espírito de liderança. Isso é possível por meio de contato com líderes da organização e do envolvimento em ações importantes da empresa;
  • ampliar a rede de contatos, o que é muito importante para aumentar a empregabilidade;
  • oportunidade de participar de capacitações atualizadas voltadas para o desenvolvimento profissional e pessoal.

Benefícios dos trainees para as empresas

Em um cenário de constante mudança, as organizações buscam formas de estar cada vez mais conectadas às tendências do mercado. Por isso, investem em programas de trainee que têm como principais vantagens:

  • a identificação de futuros líderes para executarem projetos importantes para a corporação;
  • o surgimento de novas ideias e processos que proporcionem sustentabilidade e resultados mais expressivos;
  • a disponibilidade de profissionais mais engajados com os valores e as metas organizacionais;
  • o estabelecimento de iniciativas mais direcionadas para a inovação;
  • mais facilidade de encontrar colaboradores para ocupar cargos de gestão. Em vez de ir ao mercado, a empresa vai optar por profissionais já identificados com as ideias e os procedimentos da instituição.

Investimento na formação de profissionais

Não basta somente ter curso superior para disputar uma vaga de trainee. O candidato também deve ser fluente em inglês e ter disponibilidade para viajar e trabalhar em várias localidades no Brasil e no exterior.

A seguir estão algumas empresas que desenvolvem programas de trainee no Brasil:

  • TOTVS (empresa do ramo de software, em que os jovens profissionais entram por meio de processo seletivo e contam com um programa de tutoria para acompanhamento individual);
  • Unicasa (empresa de móveis planejados; oferece auxílio-moradia e dá mobília para os trainees);
  • Banco Itaú (os selecionados participam de cursos sobre economia, gestão de projetos e mercado financeiro; também recebem orientação profissional específica);
  • VLI (atua no segmento de logística. Os trainees fazem curso de pós-graduação e de extensão visando ao aperfeiçoamento profissional);
  • Ambev (a maioria dos gestores da empresa passou pelo programa de treinamento, um dos mais concorridos do país, que recebe, em média, 70 mil inscrições por edição).

Se você tem alguma dúvida ou sugestão sobre os benefícios dos trainees para as corporações de médio e grande porte, deixe o seu comentário. Qualquer contribuição é sempre bem-vinda!

Sobre o autor

Indianara Ferreira

DIRETORIA DE NEGÓCIO, GERÊNCIA COMERCIAL E MARKETING
Graduada em Administração de Empresas, Pós-Graduação em Primeira Gerência e Gestão de Negócios com Ênfase em Marketing e MBA em Trade Marketing– ESPM.

Deixar comentário.

Share This