Recrutamento e Seleção

Qual a importância do desenvolvimento de pessoas para as organizações?

qual-a-importancia-do-desenvolvimento-de-pessoas-para-as-organizacoes.jpeg
Escrito por Indianara Ferreira

Diante do cenário econômico atual do país, muitas empresas encontraram nos talentos humanos a possibilidade de reduzir custos e sobreviver na crise. Mas será que deixar o desenvolvimento de pessoas de lado é a escolha certa?

A redução do quadro de funcionários, o fim de alguns benefícios concedidos e o congelamento do investimento em pessoas são algumas das ações mais comuns das organizações para conter gastos.

Contudo, muito se engana quem pensa que deixar de investir no desenvolvimento de pessoas é a melhor solução e nós vamos explicar o porquê.

5 pontos que mostram a importância do desenvolvimento de pessoas

1. Redução de custos

Equipes treinadas e devidamente capacitadas para desempenhar suas funções conseguem reduzir consideravelmente os custos de uma organização.

Isso acontece porque os colaboradores desenvolvem as habilidades necessárias para realizar corretamente uma tarefa sem necessitar do retrabalho, assim conseguindo maior produtividade.

Além disso, motivação da equipe, cultura da organização e direcionamento para os resultados são reforçados, fazendo com que os funcionários se tornem mais engajados na busca pelo crescimento da organização.

2. Diminuição da rotatividade de pessoal

Os funcionários são fortemente motivados pela oportunidade de desenvolvimento que a organização proporciona.

Investir na capacitação de equipe demonstra que a empresa valoriza os colaboradores e que existe a possibilidade de crescimento dentro da própria organização, mostrando que a empresa oferece a oportunidade de desenvolvimento de carreira.

Com a rotatividade reduzida, a empresa consegue potencializar os resultados dos treinamentos e seguir o planejamento previsto.

3. Empresa mais competitiva

A consolidação de mercado e o sucesso de uma empresa estão diretamente ligados aos talentos humanos, ou seja, os colaboradores são os responsáveis por impulsionar a organização rumo ao crescimento.

A empresa consegue obter os resultados esperados a partir do momento em que investe no desenvolvimento das habilidades da equipe e possui um planejamento de gestão de pessoas concreto.

Com a cultura da empresa reforçada, equipe atuando nos padrões de qualidade, melhoria do atendimento ao cliente e demais benefícios do desenvolvimento de pessoas, a organização consegue obter o tão almejado diferencial competitivo.

4. Elevação da produtividade

Os profissionais que passam por um processo de desenvolvimento das habilidades necessárias para desempenhar bem sua função se tornam mais capazes de exercer o trabalho com maior qualidade e agilidade.

Uma vez que o funcionário é devidamente treinado em suas tarefas, ele consegue realizar corretamente seu trabalho desde a primeira tentativa, reduzindo consideravelmente o retrabalho e ampliando o valor para o cliente nos serviços prestados.

Os gestores também precisam passar pelo processo de reciclagem e capacitação para aprimorar suas habilidades de gestão de pessoas e processos, pois o sucesso de uma equipe é afetado diretamente pelo desempenho do gerente.

5. Redução do número de acidentes de trabalho

Os acidentes de trabalho são, em grande parte, ocasionados pelo despreparo dos colaboradores para desempenhar adequadamente uma função.

Toda vez que houver mudanças de procedimentos, que a empresa investir em novas tecnologias ou quando os acidentes forem recorrentes na organização, planeje um treinamento que capacite a equipe a trabalhar com segurança.

Empresas seguras são mais valorizadas no mercado e conseguem reter com maior facilidade os funcionários em comparação às organizações com alto índice de acidentes.

Entendeu qual é a importância do desenvolvimento de pessoas para uma organização? Lembre-se que para conseguir obter resultados satisfatórios, é fundamental que a empresa acerte no processo de recrutamento e seleção.

Agora que você já sabe que treinar os colaboradores é fundamental para o crescimento de uma empresa e para a obtenção do diferencial competitivo, compartilhe este post em suas redes sociais e mostre a seus seguidores que você é um profissional atualizado!

Sobre o autor

Indianara Ferreira

DIRETORIA DE NEGÓCIO, GERÊNCIA COMERCIAL E MARKETING
Graduada em Administração de Empresas, Pós-Graduação em Primeira Gerência e Gestão de Negócios com Ênfase em Marketing e MBA em Trade Marketing– ESPM.

Deixar comentário.

Share This