Recrutamento e Seleção

Quer melhorar a cultura da sua empresa? Veja essas 4 dicas!

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Escrito por Indianara Ferreira

A noção de cultura empresarial e seus efeitos tem ganhado mais visibilidade com o desenvolvimento de pesquisas de analistas da área de Gestão e Estudos Organizacionais, mostrando benefícios em melhorias da empresa a partir de 3 níveis de conhecimento: os valores que lidam com princípios e normas importantes; as crenças que advêm dos relacionamentos com a empresa e seus colaboradores; e os artefatos que findam nos resultados das ações da empresa.

Melhorar a cultura da empresa traz diversos benefícios como, por exemplo, um ambiente mais agradável e receptivo. Toda empresa segue procedimentos e tem certos parâmetros a serem seguidos junto às suas crenças, e é importante investir nisso para que os funcionários se sintam parte de um todo!

Trabalhar o desenvolvimento de pessoas é investir em um local onde elas consigam interagir em equipe e serem vistas como composição da companhia e, para isso, algumas dicas podem te ajudar a desenvolver essa cultura. Confira!

1. Formalize os valores da empresa

Cada empresa tem seus valores organizacionais. Apesar de muitos fatores serem comuns, estabelecer os alicerces de como a empresa pretende agir tanto com os funcionários quanto com clientes pode ajudar na hora de definir o que a distingue das demais. Isso auxilia em novas contratações de pessoas que se adéquem ao que a companhia defende e ajuda a norteá-la em suas ações!

2. Incentive o pensamento

Realizar um brainstorming com os funcionários é prática interessante para que eles possam refletir sobre suas participações na empresa.

Algumas perguntas que abranjam quais os conhecimentos aprendidos, impactos de suas funções e objetivos para a próxima semana são estratégias para motivá-los. É interessante induzi-los a encontrar respostas para essas perguntas, assim, eles se sentem mais úteis para o funcionamento geral de seus setores.

Ter a opinião dos seus colaboradores os encoraja a tomar decisões e criar autonomia em seus serviços. Assim, eles são incentivados a pensar de maneira prática e crítica, transparecendo também a confiança da empresa.

3. Faça manutenção dos funcionários

Uma boa contratação para a equipe traz resultados excelentes, mas é importante manter atenção enquanto o funcionário está na empresa.

Explicar sobre o plano de carreira, auxiliar a adaptação das novas responsabilidades e respeitar o tempo de cada pessoa são atitudes importantes que demonstram a atenção e respeito. Deixar o colaborador ciente da sua perspectiva de crescimento é um fator que o incentiva a se empenhar cada vez mais para alcançar seus objetivos.

É fundamental que a empresa se mostre preocupada com as necessidades dos seus colaboradores, entenda e trabalhe suas limitações. Além de desenvolver um clima organizacional melhor, ela dá o amparo necessário para formar uma equipe de sucesso.

4. Ouça o que eles têm para dizer

Entender que a empresa é composta não só dos chefes, mas de todos aqueles que contribuem com ela, permite ao gestor melhorar a produtividade geral. Ouça as críticas e sugestões dos funcionários e extraia disso pontos a serem melhorados.

Uma empresa que se permite aprender cria um vínculo com seus colaboradores, que passam a se sentir mais reconhecidos, uma relação de respeito entre as partes que só traz benefícios.

Qualidade de vida e realização no trabalho são alguns dos reflexos de uma melhoria na cultura da empresa. Investir nela é investir em um clima organizacional propício para um ambiente sadio e agradável!

A sua empresa promove práticas pensando nos seus colaboradores? Quer conhecer mais dicas para a saúde da empresa? Sabia mais sobre pesquisa de clima organizacional!

Sobre o autor

Indianara Ferreira

DIRETORIA DE NEGÓCIO, GERÊNCIA COMERCIAL E MARKETING
Graduada em Administração de Empresas, Pós-Graduação em Primeira Gerência e Gestão de Negócios com Ênfase em Marketing e MBA em Trade Marketing– ESPM.

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