Field Marketing

Rapport: como ele pode ser útil para a vida profissional?

rapport-como-ele-pode-ser-util-para-a-vida-profissional.jpeg
Escrito por NVH

Um dos segredos para alcançar o sucesso na vida profissional e nos relacionamentos é uma boa comunicação conseguir influenciar e convencer o outro, estabelecendo uma ligação visando a busca de um objetivo comum. Para atingir esse ponto, o rapport pode ajudar muito.

Mas o que é esse termo e como isso pode me ajudar? Para conhecer mais sobre esse conceito, confira o post que preparamos!

O que é rapport?

Rapport é uma palavra francesa que significa entendimento, harmonia, simpatia, relação. Trata-se de uma técnica que objetiva estabelecer uma relação de confiança e reciprocidade com o interlocutor, fazendo com que a pessoa fique mais aberta e que o diálogo flua melhor.

O rapport é comumente usado por psicólogos ou em processos de coaching, e se baseia também na linguagem corporal.

Nos comunicamos sem o uso de palavras a linguagem corporal é um ponto importante de diálogo e pode fazer toda a diferença durante o contato com outra pessoa. Esse aspecto é compreendido e valorizado em uma abordagem que use o rapport.

Não se deve confundir o rapport com uma maneira de manipular pessoas para que elas satisfaçam desejos pessoais ou pratiquem coisas ilícitas. É importante manter a honestidade e autenticidade durante essa conexão.

Quais são as técnicas utilizadas?

Para estabelecer o rapport, é necessário observar a pessoa e procurar replicar os padrões que ela apresenta. Isso significa que você vai tentar manter a mesma postura, tom de voz, expressões faciais, palavras e gestos que o seu interlocutor.

Não se trata de imitar a outra pessoa isso poderia causar irritação em vez de empatia. De certa forma nosso padrão já muda ao estarmos com pessoas muito estressadas ou ansiosas. A abordagem aqui é entender a técnica para melhorar a comunicação.

Alguns elementos também são muito eficientes dentro do rapport: sorrir, chamar a pessoa pelo nome e saber ouvir sem julgamentos.

O rapport também é utilizado para se colocar no lugar do outro, observando questões sob outro mindset, levando em consideração as experiências e crenças do interlocutor e procurando compreender seu ponto de vista.

Como o rapport pode ajudar?

Usar o rapport ajuda a viabilizar a comunicação e pode ser aproveitado tanto na vida pessoal quanto na vida profissional. Conheça os benefícios dessa técnica:

No trabalho

A técnica pode melhorar muitos aspectos da vida profissional, ajudando em momentos de negociação como aumento de salário, mudança de cargo, etc.

Ao usar o rapport em conversas com líderes e superiores há o estabelecimento de uma conexão mais sustentável, diminuindo a distância provocada pela hierarquia e aproximando a pessoa.

Na resolução de conflitos com colegas e funcionários, ajuda a manter um bom clima organizacional, o que faz toda a diferença no resultado dos trabalhos, no reconhecimento e na progressão de carreira.

Na vida

A vida pessoal também é beneficiada com o uso do rapport, já que é uma ferramenta poderosa para mediação de conflitos.

Aproveitar essa técnica para melhorar o diálogo com a família, amigos ou parceiros pode aumentar muito a qualidade desses relacionamentos, trazendo mais plenitude à sua vida pessoal. E sabemos que quando as questões particulares vão bem, todo o resto tende a fluir melhor, não é mesmo?

Agora que você já sabe o que é rapport, como usá-lo e quais os benefícios que ele pode trazer, aproveite e confira mais um de nossos posts: Endomarketing: como investir na empresa para engajar funcionários?

Sobre o autor

NVH

Deixar comentário.

Share This