Field Marketing

Saiba a importância do promotor na geração de resultados do PDV

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Escrito por Indianara Ferreira

Vender sempre um pouco mais é uma das principais normas para toda marca. Empresas investem muito para manter seus produtos sempre competitivos em termos de qualidade mas, com o crescimento da concorrência, isso nem sempre é o suficiente.

Para melhorar os resultados do PDV (Ponto de Vendas), além do melhor produto, é necessário ter um excelente esquema de marketing. Esse é o trabalho do promotor de vendas.

Como o nome já diz, o promotor é o responsável por alavancar diretamente as vendas de um determinado produto ou marca. Ele faz isso atuando diretamente no PDV, conversando com os clientes, avaliando as vendas locais e, de forma geral, aproximando a empresa de seu público.

A presença dele pode não parecer tão relevante a princípio, mas acredite: ele melhora muito os resultados do PDV. Confira este post e veja alguns dos benefícios que este profissional pode trazer!

Clientes compram do vendedor

A frase “estou só olhando” pode ter várias causas, mas aquela que nenhuma empresa quer é a má abordagem da sua equipe. Alguns clientes se sentem intimidados quando um vendedor é muito agressivo em uma tentativa de venda ou ficam irritados quando não recebem o auxílio que precisam.

O promotor de vendas pode alavancar os resultados do PDV, uma vez que houver orientação para a equipe quanto a melhorar suas abordagens. Coisas simples como cumprimentar ou esperar até que o cliente esteja à vontade já fazem uma enorme diferença.

Mais informação aumenta as chances de venda

Um problema enfrentado por muitas marcas são os vendedores que não foram devidamente capacitados.

Quando se trata de artigos tecnológicos, por exemplo, muitos clientes possuem dúvidas com relação ao seu funcionamento, utilidade e compatibilidade. Um vendedor que não saiba responder essas perguntas e apenas oferece o produto mais caro certamente não vai conseguir manter as vendas por muito tempo.

Para melhorar os resultados do PDV, o promotor deve entender como o produto funciona, quais cuidados devem ser tomados e onde ele deve ser utilizado. Ao oferecer tais informações ao cliente, o promotor prova que a compra será útil e aumenta consideravelmente as chances de completar a venda.

Um ponto extra pode ir muito além do imaginado

Você certamente já viu aquelas gôndolas em supermercados, que ficam oferecendo amostras grátis, ou pequenas barracas que vendem unidades mais baratas de um determinado produto.

Além de aumentar o alcance do produto em termos de espaço, esses pontos extras induzem o cliente a consumir o produto de maneira rápida, sem compromisso. Se ele gosta da primeira experiência, é bem provável que continue comprando indefinidamente.

Aqui vale um bom processo seletivo e treinamento para quem faz esse contato direto, dando uma primeira impressão sobre o produto. Dependendo da atuação do promotor de vendas, pode-se conquistar um novo cliente que será facilmente fidelizado pela marca.

A linha de frente enxerga melhor o cliente

Por fim, os resultados do PDV não vêm só dos números no caixa. Eles também estão nas conversas com os clientes, pesquisas de opinião e afins.

Um promotor capacitado e motivado consegue extrair muita informação das pessoas que frequentam sua loja, sendo uma das formas mais práticas de pesquisa de marketing. E como o seu contato é direto, a margem de erro de sua pesquisa é bem menor.

Agora que você entende a importância do promotor de vendas, é hora de alavancar os resultados do PDV. Quer receber mais informações sobre o tema? Então assine nossa newsletter e receba conteúdos em primeira mão!

Sobre o autor

Indianara Ferreira

DIRETORIA DE NEGÓCIO, GERÊNCIA COMERCIAL E MARKETING
Graduada em Administração de Empresas, Pós-Graduação em Primeira Gerência e Gestão de Negócios com Ênfase em Marketing e MBA em Trade Marketing– ESPM.

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