Recrutamento e Seleção

Saiba como lidar com diferentes gerações em uma empresa

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Escrito por NVH

Você já deve ter ouvido falar bastante sobre Millennials e como eles estão revolucionando o mercado de trabalho ou como a geração Z está sendo razão para uma completa transformação em ambientes corporativos. Mas, afinal, como diferentes gerações em uma empresa podem impactá-la e como lidar com isso?

Existem quatro famosas gerações: os baby boomers, a geração X, a geração Y e a geração Z. Antes de continuarmos, vamos entender melhor cada uma dessas gerações:

Baby Boomers

Nasceram entre 1946 e 1964 e estavam muito confortáveis em seu emprego que pagava bem. Para eles, passar a vida inteira em uma só empresa estava ótimo!

Geração X 

Nasceram entre 1965 e 1980 e viveram o processo de globalização, o surgimento da internet e também as incertezas de um mundo pós-guerra. Flexibilidade, liberdade e criatividade foram sempre colocados na balança junto com a necessidade da estabilidade.

Geração Y ou Millennials 

Nasceram entre a década de 80 e o final dos anos 90, cresceram em mundo próspero e sob influência da internet. São inquietos, têm sede de inovação e um bom salário não é o suficiente para mantê-los em uma empresa. Eles sempre querem mais!

Geração Z 

Nasceram nos anos 2000, estão começando a chegar ao mercado de trabalho e já transformaram e criaram profissões. Home Office e Youtube fazem parte do dia a dia dessa geração, que pede muita adaptação por parte das empresas.

Para que sua empresa possa administrar bem esses perfis e aproveitar os benefícios das diferentes gerações, aqui vão algumas dicas:

Conheça seus colaboradores

Saiba como sua equipe está dividida. Identifique a quantidade de pessoas de cada geração, faça um mapeamento para registro. Dessa forma será possível identificar se você tem um balanço de gerações em seu time.

Você pode apostar também em algumas ferramentas de mapeamento comportamental, como o Coaching Assessment.

Estimule a interação entre eles

Promova palestras, oficinas, cursos, workshops ou até mesmos momentos de convivência e integração para que os colaboradores possam interagir. Assim, um bom relacionamento pode ser estabelecido, o que ocasionará na melhora do clima organizacional.

estratégias de Endomarketing também podem ser utilizadas com foco em integração e engajamento dos colaboradores, por exemplo.

Explore o lado positivo dessas diferenças

Cada uma dessas gerações pode apresentar benefícios para uma empresa, basta saber identificar os pontos fortes e explorá-los da melhor maneira. Por exemplo, a Geração Y e Z são ótimas para encarar desafios e propor inovações, que tal aproveitar essas vantagens?

Mostre as vantagens da diversidade de gerações

Deixe claro para toda a sua equipe que essa diversidade de geração tem um lado positivo e que pode ter vantagens para todos, não só para a empresa. Uma geração pode aprender com a outra e, assim, construir uma cultura colaborativa dentro da empresa. Desse modo, os colaboradores desenvolveriam seu lado profissional e também pessoal. 

Esperamos que este post tenha ajudado você a entender um pouco mais sobre as diferentes gerações em uma empresa.

Caso você queira saber mais sobre a geração Y e Z no mundo corporativo, confira nosso post sobre jovens e o mercado de trabalho!

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NVH

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