Field Marketing

Saiba como melhorar resultados de sell out!

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Escrito por Indianara Ferreira

Quando o consumidor final deixa de adquirir um produto, toda uma cadeia de suprimentos adia o fechamento de um ciclo. Por isso, é necessário que fabricantes e distribuidores apliquem estratégias contínuas para melhorar seu sell out, ou seja, a compra efetiva do seu produto pelos consumidores finais.

Para isto, é necessário reunir uma série de táticas e de ferramentas que não só atraiam os consumidores até o seu ponto de venda, mas também incitem uma permanência prolongada, o que aumenta as chances de compra.

Se você ainda não conhece as alternativas mais inteligentes para alcançar tais metas, acompanhe os tópicos abaixo:

Tecnologia a favor de fabricantes e de distribuidores

Programas e aplicações podem ajudar a aumentar consideravelmente o sell out de uma indústria ou empresa varejista.  Exemplo disso são as ferramentas de trade marketing que se embasam em tecnologias de Big Data para cruzar dados sobre públicos e locais específicos.

Com elas, é possível descobrir quais produtos são mais consumidos em uma determinada região, conforme seu clima, demografia e características socioeconômicas. Também é mais fácil analisar quais perfis de consumidores são mais propensos a comprar determinados produtos e marcas, de acordo com seus hábitos e comportamentos.

Monitoramento no ponto de venda

Ainda utilizando ferramentas tecnológicas, é possível fazer um monitoramento do que ocorre no ponto de venda para descobrir falhas pontuais que estejam impedindo a saída de determinados produtos. Fatores como exposição equivocada nas gôndolas ou erros em anúncios de ofertas podem ser corrigidos rapidamente, já que as aplicações de monitoramento permitem o registro de informações em tempo real por parte dos promotores de venda.

Algumas ferramentas mais avançadas conseguem monitorar também as combinações de produtos que os clientes colocam em suas cestas ou carrinhos. Com isso, é possível lançar promoções mais efetivas para públicos diversos, reduzindo prejuízos e melhorando os resultados de sell out.

Treinamento para excelência em atendimento

Muitas vezes, um consumidor deixa de adquirir um produto por não encontrar alguém que esclareça suas dúvidas sobre ele. Portanto, é fundamental que as empresas varejistas — e até mesmo os fabricantes — ofereçam uma equipe de atendimento bem preparada para responder perguntas, dar sugestões e receber gentilmente as críticas e insatisfações dos consumidores em relação a um determinado produto.

Ao investir em vendedores e supervisores bem treinados e capacitados para oferecer um “atendimento encantador”, a empresa não só melhora seus resultados em sell out como também aumenta suas taxas de fidelização de clientes.

Criação de pontos de entretenimento

Um dos principais fatores que influenciam a decisão de compra do consumidor é sua experiência no ponto de venda. Considerando a competitividade do mercado atual, é interessante que as áreas de disponibilização de produtos contemplem lugares para degustar um café, um lanche ou ler uma revista e assistir algum entretenimento.

Locais projetados especialmente para crianças, como miniparque e brinquedos, também são atrativos para aqueles que fazem compras em família. Todos estes detalhes fazem com que a experiência de compra seja mais prazerosa e seja vista até mesmo como uma “programação” divertida na agenda do consumidor.

Agora que você já sabe como melhorar seus resultados de sell out, é só colocar em prática estas dicas. Em caso de dúvidas, não deixe de buscar a ajuda de um consultor especializado em trade marketing!

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Sobre o autor

Indianara Ferreira

DIRETORIA DE NEGÓCIO, GERÊNCIA COMERCIAL E MARKETING
Graduada em Administração de Empresas, Pós-Graduação em Primeira Gerência e Gestão de Negócios com Ênfase em Marketing e MBA em Trade Marketing– ESPM.

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