Recrutamento e Seleção

Técnica da constelação: conheça os grandes benefícios desse método

tecnica-da-constelacao-conheca-os-grandes-beneficios-desse-metodo.jpeg
Escrito por NVH

A constelação familiar é uma técnica usada para esclarecer problemas por meio de representações das pessoas envolvidas, observando o lugar que representam (irmão mais velho ou caçula, por exemplo) e buscando entender como esses papéis impactam na personalidade e influenciam os comportamentos.

Mais do que questões familiares, a técnica da constelação traz resultados também para a vida profissional. Foi criada pelo padre alemão Bert Hellinger, que verificou que os padrões emocionais e mentais dos nossos ancestrais nos influenciam.

A constelação ajuda a encontrar padrões de comportamento que possivelmente estão atrapalhando algum aspecto da vida.

Como a constelação familiar funciona?

Essa técnica pode ser aplicada para identificar o que causa uma doença que afeta muitos membros de uma mesma família, um transtorno psicológico ou de comportamento, a sensação de fracasso ou até mesmo para ajudar a superar perdas.

Problemas repetitivos para os quais não são identificadas as causas e não foram resolvidos com a ajuda da terapia também podem ser tratados durante a constelação.

No entanto, não é necessário que o consultante esteja passando por um processo de terapia tradicional para buscar a técnica. Ela pode ser feita independentemente de outros tratamentos. Porém, caso a opção seja por essa abordagem e se passe por algum tratamento psicológico, é importante comunicá-la ao profissional que o acompanha.

Cada sessão de constelação trata de um problema específico. É necessário respeitar um intervalo de tempo para realizar nova sessão, a fim de que os problemas sejam dissolvidos e as diferenças possam ser sentidas na vida dos envolvidos.

Como ela pode ajudar?

Na constelação familiar, vários problemas podem ser analisados. No âmbito pessoal, é possível encontrar a solução de conflitos familiares ou de relacionamento, ajudando as pessoas a entenderem o contexto geral do problema e tendo uma visão mais ampla.

A técnica também ajuda a solucionar problemas profissionais, corrigindo uma postura autoritária, ansiosa ou irresponsável que impeça o desenvolvimento.

Essa terapia tem como principal objetivo desmanchar padrões que estão interferindo na vida do paciente, que podem ter sido adquiridos como uma repetição do comportamento dos ancestrais ou como resposta dentro do papel que essa pessoa exerce diante dos problemas familiares.

Como é feita a técnica da constelação?

Geralmente, a pessoa apresenta o problema que quer resolver. Quando a constelação é realizada em grupo, são escolhidos participantes para representar pessoas da família ou do trabalho.

Sem nenhuma orientação prévia, essas pessoas passam a ter o mesmo comportamento que os indivíduos representados. Isso acontece porque, segundo os terapeutas, são reveladas as ligações entre os familiares ou envolvidos na questão.

Com essa representação, a pessoa consegue ter uma visão do problema como um todo. Repetindo algumas palavras ditas pelo terapeuta, é possível libertar-se de um problema ou padrão de comportamento que fica evidente durante a sessão, provocando mudanças em vários aspectos da vida.

As constelações podem ser abertas (quando o problema é apresentado ao grupo), ocultas (quando somente o paciente e o terapeuta conhecem o problema) ou individuais (não há a participação de outras pessoas — a representação é feita com bonecos ou figuras).

Vale lembrar que as mudanças provocadas pela técnica da constelação não são imediatas — podem levar de alguns meses a dois anos para que sejam percebidas as diferenças. É importante aguardar esse período para que as energias liberadas se manifestem.

E você, gostou deste post? Assine a nossa newsletter para ser avisado sobre todo conteúdo novo que publicarmos!

Sobre o autor

NVH

Deixar comentário.

Share This