Recrutamento e Seleção

Trainees: como eles podem potencializar as empresas?

trainees-como-eles-podem-potencializar-as-empresas.jpeg
Escrito por Indianara Ferreira

Muitos universitários sonham com a inserção no mercado de trabalho por meio dos programas de trainees. Os motivos são vários: salários atrativos, treinamento gerencial, desafios, entre outros. Mas sabia que esses programas também trazem várias vantagens para as empresas?

Além de formarem lideranças, eles geram profissionais motivados e ajudam no desenvolvimento de habilidades e funcionários de acordo com a cultura da companhia. No artigo de hoje, você descobrirá como esses profissionais podem potencializar a atuação da sua empresa. Confira!

Formação de líderes

Uma das peculiaridades dos programas de trainees em relação ao recrutamento comum é que esses processos são voltados para a formação de gestores futuros. Isso porque eles buscam candidatos com perfil de liderança e desenvolvem essa habilidade ao longo do tempo.

Para isso, os profissionais são treinados para desenvolverem as suas habilidades e competências gerenciais, liderando grupos de projetos, por exemplo. Ademais, eles recebem o acompanhamento mais próximo de um mentor, o que é um fator positivo.

Maior motivação profissional

Geralmente, os candidatos a uma vaga de trainee são atraídos por uma série de aspectos, entre eles está a oportunidade de uma carreira em ascensão e um salário médio acima do mercado. Por esses motivos, são mais motivados, pois sabem que precisam mostrar um trabalho de resultado para serem efetivados após o período de trainee.

Isso faz com que a motivação seja mais alta, contribuindo para o sucesso da empresa como um todo. Aliás, vale destacar que ela também está associada ao grupo altamente capacitado que entra na empresa também por meio do programa, afinal, todos querem o seu lugar de destaque.

Desenvolvimento de acordo com a cultura da empresa

Normalmente, os programas de trainees contratam jovens até dois anos depois de formados. Isso quer dizer que o grupo comumente é formado por jovens com experiências, mas sem vícios de outras companhias, favorecendo o desenvolvimento do grupo conforme a cultura da empresa.

Esse fator é bastante positivo para a organização, já que ela pode treinar os novos colaboradores de acordo com as suas necessidades, o que facilita também o processo de atendimento às exigências de um mercado cada vez mais competitivo.

Criação de uma marca empregadora de sucesso

As empresas que trabalham com branding sabem da importância que a identidade e o posicionamento da marca têm. Observe o exemplo das empresas que oferecem programas de trainees bastante famosos, como Ambev, Votorantim, 3M e Whirlpool. Essas organizações têm um status elevado devido aos processos diferenciados pelos quais elas contratam seus trainees.

Além de trabalharem em prol de uma marca forte para o mercado, elas atuam também na frente para atrair os melhores talentos. Consequentemente, devido aos benefícios oferecidos, candidatos relatam as suas experiências ano após ano, assim, elas melhoram seu posicionamento, fazendo com que isso envolva cada vez mais pessoas interessadas em trabalhar nelas.

Por isso, é tão importante para uma empresa que deseja atrair os melhores candidatos oferecer um programa diferenciado e atrativo. Isso pode ser feito, por exemplo, por meio de jogos de competências, dinâmicas diferenciadas, prêmios para quem entra na empresa (algumas oferecem bônus financeiros) e outros benefícios atrativos, diferentes do mercado.

Ter um trainee dentro da sua empresa é a oportunidade de desenvolver um profissional para atuar com o máximo de produtividade e competência, potencializando os seus resultados. Logo, não deixe de desenvolver as habilidades deles e criar programas atrativos.

Agora que você já conhece alguns dos benefícios que os programas de trainees podem trazer para a sua empresa, que tal assinar a nossa newsletter? Assim, você sempre receberá novidades do mundo do recrutamento e seleção diretamente em seu e-mail!

Sobre o autor

Indianara Ferreira

DIRETORIA DE NEGÓCIO, GERÊNCIA COMERCIAL E MARKETING
Graduada em Administração de Empresas, Pós-Graduação em Primeira Gerência e Gestão de Negócios com Ênfase em Marketing e MBA em Trade Marketing– ESPM.

Deixar comentário.

Share This