Recrutamento e Seleção

Você é Digital Native ou imigrante digital? Conheça sua geração

voce-e-digital-native-ou-imigrante-digital-conheca-sua-geracao.jpeg
Escrito por Indianara Ferreira

Nos dias de hoje, a internet está tomada por várias gerações, desde as mais novas até as mais velhas. Hoje, elas podem ser classificadas em Digital Native ou Imigrante Digital.

Percebemos que o acesso à informação está muito mais fácil e isso melhorou significativamente a vida das pessoas, empoderando-as a cada dia. Por isso que já é possível diferenciar essas gerações, pois são públicos com comportamentos e características muito diferentes.

Sendo assim, você sabe em qual das gerações está inserido? Preparamos esse post para esclarecer isso. Então, boa leitura!

Quem é o Digital Native?

O Digital Native ou Nativo Digital são as pessoas que nasceram depois da década de 1980. Essas pessoas têm como característica já terem nascido em uma cultura tecnológica e com fácil acesso à internet, aprendendo a viver conectados entre si desde muito cedo.

Eles são chamados assim pois não tiveram nenhum modo de vida diferente disso, ou seja, quase tudo, para eles, acontece no meio online. Podemos utilizar como exemplo o fato de que muitos deles possuem muitos amigos nesse meio, gerando todo tipo de relacionamento virtual.

Quem são os imigrantes digitais?

Já os imigrantes digitais são as gerações anteriores aos Nativos Digitais que tiveram uma vida baseada na rotina offline e estão sendo inseridos no mundo online há pouco tempo. Isso acontece muito pela facilidade e melhorias que a tecnologia trouxe ou então por necessidades, tal como o trabalho.

É muito comum que essas pessoas tenham mais dificuldade em aderir ao universo virtual, visto que a maior parte da sua vida foi baseada sem esse recurso. Entretanto, a sua grande maioria reconhece a importância e os ganhos que a internet traz para as suas vidas.

Qual a relação dessas gerações com a tecnologia?

As gerações que são chamadas de Geração Y (ou Millenials) e Geração Z possuem mais facilidade em serem enquadradas como Digital Native, possuindo mais facilidade em lidar com a tecnologia. Mais do que isso, já nasceram imersos nela. Por isso mesmo que é cada vez mais frequente o uso de tablets e smartphones pelos pequenos. Consequentemente, isso acaba refletindo também na educação, a qual está se adaptando a esse novo processo de aprendizado, equipando-se com recursos tecnológicos.

Já os Babyboomers, que é a geração antes da Y, possuem um relacionamento um pouco mais complicado com a tecnologia, pois foram acostumados a viver sem ela e não foram educados com ela. O contato iniciou durante a vida adulta, gerando um choque e mudança de rotina. Por isso, são enquadrados como imigrantes digitais.

Independentemente de qual geração você faça parte, entenda que a tecnologia surgiu para melhorar a vida e a rotina das pessoas. Com ela, há mais produtividade, praticidade e facilidade para realizar as atividades durante o dia. Aliás, não podemos nos esquecer que é graças à evolução da tecnologia e o avanço da internet que conseguimos nos comunicar com muitas pessoas sem se preocupar com as fronteiras territoriais!

Agora, se você é Digital Native ou imigrante digital, fique antenado com mais novidades como estas seguindo nossa página no Facebook e no Linkedin!

Sobre o autor

Indianara Ferreira

DIRETORIA DE NEGÓCIO, GERÊNCIA COMERCIAL E MARKETING
Graduada em Administração de Empresas, Pós-Graduação em Primeira Gerência e Gestão de Negócios com Ênfase em Marketing e MBA em Trade Marketing– ESPM.

Deixar comentário.

Share This